30/03/2013
ACE consegue a manutenção da normatização internacional
A auditoria foi desenvolvida com a diretoria e com os colaboradores da ACE de Pompeia
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia conseguiu a manutenção da concessão da normatização internacional ISO9001:2008, após auditoria realizada pela Associação Portuguesa de Certificação (Apcer), realizada recentemente, o que foi comemorado pelos diretores. “Não é fácil conseguir a normatização”, admitiu o presidente da entidade, Alair Mendes Fragoso. “Mais difícil é a manutenção”, completou elogiar os oito colaboradores que participam do processo e que seguem as normas definidas e auditadas. “São poucas as associações comerciais de detém este título ISO9001, por isso, somos uma entidade diferenciada”, falou ao obter o documento que ratifica o trabalho realizado.
Os auditores verificaram a implementação eficaz das ações corretivas propostas em resposta a não conformidades eventualmente identificadas na auditoria anterior e/ou reclamações existentes. Avaliaram se o desempenho do sistema de gestão da organização assegura a melhoria, bem como a adequabilidade do âmbito de certificação face a possíveis alterações. Avaliou o uso adequado de marcas ou qualquer outra referência à certificação, a contínua e o cumprimento continuado dos requisitos da norma de referência, incluindo o planejamento e execução das auditorias internas e revisão pela gestão mantendo-se operacional, conforme e relevante face à política e objetivos da organização.
De acordo com a gerente administrativa da associação comercial, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, esta auditoria teve por objetivo analisar o Sistema de Gestão e Qualidade (SGQ) da organização para confirmar a Manutenção da concessão e para avaliar a eficácia e eficiência do SGQ da organização. “Foram auditados os processos de: Compras, Produção (Assistência Médica, Análise de Crédito, Convênio, Accredito, JUCESP e SCPC), Gestão e Alta Direção", falou a dirigente.
Anualmente este tipo de trabalho é realizado durante cinco anos. “Temos mais três anos com este tipo de trabalho”, falou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que considera importante este tipo de auditoria para demonstrar que a entidade está agindo conforme a normatização definida. “O nosso Sistema de Gestão e Qualidade de maneira geral está em conformidade com os requisitos da norma aplicável", disse o presidente Alair Mendes Fragoso ao ler o documento que foi entregue para a diretoria.