16/05/2013
ISO9001 - ACE de Pompeia mantém normatização desde 2012
O anúncio da renovação da normatização ISOP 9001:2008 é feita aos funcionários da ACE de Pompeia
A diretoria, funcionários e associados da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, estão celebrando nova conquista com a manutenção da normatização internacional em gestão, com a certificação ISO9001:2008, conquistada desde 2012. “São três anos em que estamos mantendo o nível elevado em modelo de gestão, fazendo com que a entidade seja uma das poucas com a normatização no Estado de São Paulo”, disse a presidente da entidade, Marineves da Silva Barros Souza, satisfeita com a conquista. “Com a certificação temos a certeza de uma gestão transparente e eficaz”, completou a dirigente que esteve reunida com o auditor Rogério de Aveiro para as considerações da manutenção das normas internacionais.
De acordo com a gerente administrativa da ACE de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, foram auditados todos os processos e documentação do Sistema de Gestão da Qualidade da ACE de Pompeia, requisitos legais e estatutários entre outros requisitos aplicados. Foram avaliadas a adequabilidade do escopo de certificação, possíveis alterações, capacidade e eficácia do sistema de gestão da organização em assegurar a melhoria contínua e o cumprimento de todos os requisitos da norma de referência, mantendo-se operacional, conforme à politica e objetivos da organização, de modo a melhorar o desempenho global da organização e verificar a implementação eficaz das ações corretivas, preventivas e de melhorias. “Conquistar a normatização não é tão difícil”, admitiu a presidente. “Continuar normatizada que é o trabalho importante realizado a cada auditoria”, completou Marineves da Silva Barros Souza, que conta com o empenho de Priscila Oliveira como a representante da direção, para a condução dos trabalhos.
A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização, uma organização não governamental que está presente hoje em mais de uma centena de países. Esta organização de 1947 em Genebra, tem como função promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão regulamentador da ISO é ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas (existem normas, por exemplo, para classificação de hotéis, café, usinas nucleares, etc). A ISO ficou popularizada pelas normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.
A série ISO 9000 é uma concentração de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar seus sistemas de gestão através de organismos de certificação. Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas.