26/03/2013
ACE passa por auditoria para renovar normatização
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia recepcionou esta semana a consultora Dayana Faria, responsável pela avaliação da performance da entidade referente a renovação da normatiza
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia recepcionou esta semana a consultora Dayana Faria, responsável pela avaliação da performance da entidade referente a renovação da normatização internacional, ISO9001:2008 em que a entidade está certificada. Este trabalho é considerado normal e já era esperado. “Regularmente a consultoria é desenvolvida no sentido de melhorar a performance da entidade que é obrigada a seguir uma série de normas para manter-se normatizada”, explicou o presidente da ACE de Pompeia, Alair Mendes Fragoso que considera a Certificação ISO9001:2008 conquistada pela entidade como uma das principais ações da atual diretoria.
O vice-presidente da associação comercial, Chikao Nishimura, é outro defensor do programa e sempre quando há consultoria em qualquer dos níveis ele se faz presente. “Dou muito valor a este trabalho, que reconhece a seriedade e a qualidade no serviço oferecido”, disse o dirigente que estimula outras empresas da cidade a terem a certificação como oportunidade de melhoria nos negócios. “Uma empresa normatizada tem um valor especial no mercado”, disse o empresário defensor da normatização. “Pompeia está se tornando um centro de empresa normatizadas”, disse ao mostrar que o município conta com muitas empresas detentora do ISO9001:2008.
Na auditoria interna realizada, a responsável pelo programa na entidade, Priscila de Oliveira, fez a demonstração dos dados, bem como a apresentação dos documentos e planilhas. “Estamos dentro do programado”, garantiu a coordenadora do programa. “Essa primeira fase de auditoria é fundamental para verificar, revisar e avaliar o funcionamento do sistema de gestão da qualidade, identificando os possíveis riscos, falhas de controle nos procedimentos internos e políticas da entidade”, comentou Priscila de Oliveira.
Para a gerente administrativa da ACE de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, o resultado do trabalho da auditoria interna, além de tranqüilizar o gestor que executa, fornece recomendações corretivas e preventivas a organização permitindo exercer com segurança do processo. “Essa auditoria vem nos preparar para a auditoria de manutenção, uma auditoria externa que será realizada por um organismo certificador, para a recomendação da renovação do certificado ISO 9001”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas . “Tudo indica que será realizada na primeira quinzena de janeiro 2013”, prevê a dirigente da ACE de Pompeia.
Ao adotar um novo modelo de gestão da qualidade na empresa, o empresário que conquista a certificação internacional tem que conseguir nova certificação a cada três anos. “É uma outra situação, uma realidade diferente e naturalmente num ambiente mais favorável dentro da empresa”, comentou Alair Mendes Fragoso. “Somos uma das poucas associações comerciais a ter a certificação ISO9001:2008, e isso tem feito um diferencial muito grande no desenvolvimento e desempenho da instituição”, admitiu o dirigente.