27/12/2018
ACE de Pompeia mantém normatização internacional
O anúncio sobre a manutenção da normatização ISO9001 na ACE de Pompeia foi feita para diretores e funcionários
Diretoria e funcionários da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia celebraram a conquista da normatização ISO9001:2015 pelo sétimo ano consecutivo, depois de consultoria desenvolvida pelo auditor da Brisot Consultorias, Valério Ceschini, que teve a finalidade de observar, examinar e avaliar os controles internos da entidade, conferindo a eficiência e eficácia dos registros e sistemas seguranças na gestão da entidade pompeense. “O auditor observou com exatidão, a integridade e autenticidade de todo o “Sistema de Gestão da Qualidade”, através de testes nos controles internos estabelecidos e funcionando, que estão sendo cumpridos pela entidade para fundamentar as conclusões e recomendações para a auditoria externa”, explicou o presidente da ACE de Pompeia, Rinaldo José Traskini, feliz com a recente conquista.
A auditoria interna é uma importante ferramenta para a avaliação e adoção de medidas para reduzir o impacto dos riscos, com o objetivo de adicionar valores e melhorar as operações e os resultados. “É um trabalho minucioso de todos os procedimentos que realizamos na gestão da entidade”, explicou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompeia, que esteve acompanhando todo o processo de avaliação. “Uma das novas exigências desta nova versão é a mentalidade de risco”, disse ao explicar que este programa “Mentalidade de Risco” é essencial para se conseguir um Sistema de Gestão com Qualidade (SGQ) eficaz. “É ele quem habilita uma organização a determinar os fatores que poderiam causar desvios nos processos e nos resultados planejados, de forma a minimizar preventivamente os efeitos negativos e a maximizar as oportunidades identificadas”, explicou tecnicamente o consultor, Valério Ceschini.
A ISO 9001 define critérios para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e certificação internacional, que teve a versão 2015 publicada em setembro de 2015 com o objetivo de manter a normalização sempre relevante e atualizada com as novas exigências do mercado, dos clientes e das partes interessadas. “É ela quem define os requisitos para garantir padrões de qualidade com o objetivo de buscar a satisfação dos clientes, e a melhoria contínua do desempenho das empresas e instituições”, lembrou Marineves da Silva Barros Souza, ex-presidente da associação comercial de Pompeia, presente no anúncio da manutenção da ISO9001, ao lado da secretária, Clarissa Zanone Kera Arantes; do vice-presidente, Chikao Nishimura, bem como da gestora do programa ISO9001 na entidade, Priscila de Oliveira Martins. “Mais difícil é a manutenção da normatização”, ressaltou o vice-presidente. “Conquistar pela primeira vez é um desafio, mas mantê-la torna-se uma necessidade”, ressaltou Chikao Nishimura, que aconselha as empresas a buscarem a normatização internacional.
De acordo com Rinaldo José Traskini a associação comercial conquista pelo sétimo ano consecutivo a normatização ISO9001, mas agora com a novas exigências da norma composta em 2015, que complementa a anterior de 2008. “Por isso essa nossa manutenção, a partir de agora, é com a base nas normas internacionais de 2015”, acrescentou o presidente ao lembrar que em Janeiro haverá outra auditoria, desta vez a final, pela APCER, através do auditor Jorge Cruz.
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME