31/01/2019
Diretoria da ACE de Pompeia conhece a nova normatização
Reunião realizada na sede da associação comercial habilitou a entidade com a normatização ISO9001:2015
Parte da diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia esteve reunida na sede da entidade para tomar conhecimento das novas normatizações que regem a certificação ISO9001:2015 que a entidade passa a seguir, uma vez normatizada desde 2012 quando aconteceu a primeira análise de gestão da entidade. “Foi um encontro muito positivo, pois, foi possível analisar o crescimento da entidade e ainda verificar o quanto estamos desenvolvidos em muitas questões administrativas”, disse o presidente da associação comercial local, Rinaldo José Traskini, que contou com as presenças dos diretores: Alair Mendes Fragoso, Ailton Figueiredo de Lima e Clarissa Zanoni Kera Arantes Zanoni. “Todos opinaram, analisaram e verificaram o quanto estamos trabalhando de forma coesa para que a entidade se solidifique”, comentou surpreso com os bons resultados.
De acordo com o consultor da Apcer Certificadora, Jorge Pinho da Cruz, a situação da associação comercial de Pompeia é elogiável e o trabalho de gestão segue rigorosamente os conceitos atribulados e principalmente com resultados acima dos normais em diversos pontos. “Posso garantir que se trata de uma entidade séria, comprometida e que realiza o que se compromete a fazer”, disse o consultor que já esteve em outras oportunidades na entidade e vem acompanhando a evolução dos índices de gestão. “Digo que a associação comercial atingiu um grau de amadurecimento importante e que solidifica o trabalho futuro”, analisou ao ter acesso a todo o processo de gestão da entidade desde 2012 quando começou este trabalho que vem sendo mantido há sete anos.
Em Dezembro houve outro trabalho de consultoria interna com o auditor da Brisot Consultorias, Valério Ceschini, quando foi feito o trabalho de: observar, examinar e avaliar os controles internos da entidade, aferindo a eficiência e eficácia dos registros e seguranças destes. “Naquela oportunidade o auditor observou todo o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), através de testes dos mais variados cumpridos pela entidade para fundamentar as conclusões e recomendações da auditoria externa”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompeia, presente no encontro realizado com o auditor.
A ISO9001 define critérios para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e certificação internacional e teve a versão 2015 publicada em setembro de 2015 com o objetivo de manter a normalização sempre relevante e atualizada com as novas exigências do mercado, dos clientes e das partes interessadas. “Estávamos com a anterior, a de 2008”, lembrou Rinaldo José Traskini que considera importante esta conquista pela entidade. “A nova versão define os requisitos para garantir padrões de qualidade com o objetivo de buscar a satisfação dos clientes e a melhoria contínua do desempenho da entidade”, completou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas ao apontar uma das novas exigências desta nova versão, que é a Mentalidade de Risco. “A Mentalidade de Risco é essencial para se conseguir um SGQ eficaz e habilita uma organização a determinar os fatores que poderiam causar desvios nos seus processos e no seu SGQ em relação aos resultados planejados, de forma a minimizar preventivamente os efeitos negativos e a maximizar as oportunidades identificadas”, explicou Jorge Pinho da Cruz.
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME