01/04/2013
ACE de Pompeia recebe certificado de conformidade
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia recebeu esta semana o Certificado de Conformidade da Associação Portuguesa de Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (APCER), com v
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia recebeu esta semana o Certificado de Conformidade da Associação Portuguesa de Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (APCER), com validade até seis de março de 2015, quando nova avaliação será realizada. “Nossa entidade é normatizada com a NBR ISO 9001:2008, e isso exige este tipo de auditoria”, explicou o presidente da associação comercial, Alair Mendes Fragoso, que pela segunda vez recebe o documento implementado na representação dos associados, incentivo ao cooperativismo e associativismo, prestação de serviço de suporte em: capacitação, análise de crédito, assistência empresarial, assistência jurídica, marketing e saúde. “Cumprimos com todos os requisitos da norma”, afirmou o dirigente em tom de satisfação.
De acordo com Alair Mendes Fragoso desde 2012 o ano passado a entidade está enquadrada as normas internacionais, o que vem ajudando muito a parte administrativa. “Com as normas criadas ficou mais fácil administrar a entidade”, disse o dirigente que sempre defendeu este tipo de trabalho na instituição. “Fomos uma das primeiras em todo o estado de São Paulo”, disse o dirigente que forma grupos com empresas da cidade para que sejam normatizadas. “Se oferecemos este tipo de programa para os associados, nada mais justo do que obter também”, comparou o dirigente que reconhece a diferença no trabalho interno da entidade, após a normatização.
A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização, uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países. Esta organização de 1947 em Genebra, tem como função promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão regulamentador da ISO é ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas (existem normas, por exemplo, para classificação de hotéis, café, usinas nucleares, etc). A ISO ficou popularizada pelas normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.
A série ISO 9000 é uma concentração de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar seus sistemas de gestão através de organismos de certificação. Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas. “É isso que as empresas em geral buscam”, comentou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompeia. “Hoje, qualquer empresa que fornece a uma outra grande empresa, é solicitada a ter a ISO 9001:2008”, lembrou a representante da ACE. “Outros segmentos de mercado, que não fornecem diretamente às empresas também adotam a ISO como forma de marketing”, falou. “Tem aquelas que implantam a ISO devido à redução de seus custos internos”, garantiu Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas.