16/03/2018
Recolhimento de impostos chega a meio trilhão
O placar eletrônico criado para apresentar a quantidade de impostos pagos pelos brasileiros em tempo real, atingiu na última quarta-feira, meio trilhão de reais, seis dias antes do previsto
O placar eletrônico criado para apresentar a quantidade de impostos pagos pelos brasileiros em tempo real, atingiu na última quarta-feira, meio trilhão de reais, seis dias antes do previsto. “Isto mostra um problema de relacionamento grave”, disse o vice presidente da diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Alair Mendes Fragoso, ao verificar o painel da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que marca recordes constantes sobre a quantidade de impostos recolhidos num intervalo de tempo cada vez menor. “Isso pode demonstrar aumento da arrecadação e reaquecimento da economia“, arriscou o ex presidente da associação comercial pompeense. “Ou seja, o Governo está recebendo mais, e oferecendo um serviço público de péssima qualidade”, reclamou.
Esta marca de R$ 500 bilhões pagos em impostos, taxas e contribuições pelos brasileiros desde o primeiro dia do ano, é observado em tem real em placar eletrônico existente na capital paulista, próximo a sede da ACSP, e em outras capitais brasileiras, além de ser possível ver através da internet em sites de associações comerciais, e da própria Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), através do endereço eletrônico: www.facesp.com.br ou no site Diário do Comércio, que também apresenta o placar em tempo real. “É importante que a população veja e perceba o quanto o Governo arrecada, em troca de uma prestação de serviço público a desejar”, repetiu Alair Mendes Fragoso que esteve como vice presidente da Facesp por dois anos.
Em 2017 o montante foi registrado dia 20 de março. “Essa antecipação verificada em 2018 decorre do reaquecimento da economia e também da elevação do consumo de produtos e serviços, já que o grosso do bolo tributário recai sobre esses itens”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). O dirigente paulistano também chama a atenção para segmentos que puxam a arrecadação, como a indústria automotiva, que tem crescido a taxas superiores às da economia como um todo. “Veículos são altamente tributados, e a produção aumentou bastante”, disse ao falar com conhecimento de causa por ser do segmento automotivo. “Ainda que boa parte tenha sido destinada à exportação, que é isenta, grande parte dos veículos foi absorvida pelo mercado interno”, comentou o líder paulista.
Os números apresentados pelo Impostômetro representam o total de impostos, taxas e contribuições pagas pelos brasileiros desde o início do ano. No portal www.impostometro.com.br é possível visualizar os valores arrecadados em todos os estados e municípios, e também por período e categoria (produção, circulação, renda, propriedade). O painel foi implantado em 2005 pela Associação Comercial de São Paulo para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista, próximo a praça do Colégio São Bento.
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Site: www.eficaz.jor.br