08/03/2018
ACE de Pompeia atualiza normatização internacional
A Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia conquistou esta semana a normatização internacional com os mais novos e modernos conceitos de gestão
A Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia conquistou esta semana a normatização internacional com os mais novos e modernos conceitos de gestão, com a nomenclatura 2015 da certificação ISO9001. Durante aproximadamente uma semana a entidade passou por auditoria interna e externa para atingir o nível necessário para manter as normas, iniciada há sete anos atrás. “Agora de fato e de direito estamos atualizados e dentro das especificações internacionais mais recentes em nosso modelo de gestão”, disse satisfeito o presidente da entidade pompeense, Rinaldo José Traskini, ao cumprimentar diretoria, funcionários e associados pela conquista recente.
De acordo com Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompeia, a transição entre os dois modelos poderia ser feito até setembro deste ano, porém, como anualmente a entidade passa por avaliação, definiu-se neste momento para a atualização. “Existem agora sete princípios ao invés dos oito da versão 2008, mas a essência é a mesma”, disse a dirigente pompeense. “A nova versão tem 10 ao invés de oito cláusulas na antiga versão, e ao invés de seis procedimentos obrigatórios, há agora seis documentos obrigatórios que não tem que estar na forma de um procedimento”, explicou sem querer detalhista. “Isto pode ser um pouco confuso no início, mas a intenção é prover mais liberdade na documentação do Sistema de Gestão da Qualidade”, disse a dirigente que considerou importante todo o trabalho realizado para a atualização.
Segundo Rinaldo José Traskini existem alguns novos requisitos, mas os mais significativos são: o “Contexto da organização” (Cláusula 4) e “Ações para tratar riscos e oportunidades” (Cláusula 6.1). “A idéia por trás destes novos requisitos é incorporar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) às atividades diárias do nosso negócio”, comentou o presidente que é favorável a manutenção da ISO9001. “Alguns requisitos antigos são história agora, e o representante da direção e as ações preventivas não são mais parte da ISO9001, embora eles possam ser mantidos pelas organizações”, falou ao participar de algumas etapas desta nova auditoria que foi mais intensa e demorada do que a que normalmente é realizada anualmente.
Os dois dirigentes da ACE de Pompeia concordam que esta versão da norma foi a mais antecipada de todas, porque ela introduz mudanças muito significativas na abordagem e no conceito do SGQ. “Ela também traz muitos desafios para a implementação, transição e manutenção do SGQ, mas se tudo é feito como deve ser, a ISO 9001:2015 trará vantagens claras para o Sistema de Gestão da Qualidade”, defendeu Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas ao enumerar as vantagens diretas como: Melhor integração com outras atividades do negócio; Melhoria da abordagem de processo e do ciclo PDCA; Descentralização do Sistema e disseminação das responsabilidades para o SGQ através da organização; Maior envolvimento da alta direção no SGQ; Introdução do pensamento baseado em risco no SGQ; e Maior ênfase no monitoramento do desempenho. “A nova versão da norma dá a entidade uma nova chance para melhoria do SGQ, e cabe a nós, agora, aproveitar esta oportunidade da melhor maneira possível em beneficio aos nossos associados e o atendimento na comunidade”, resumiu Priscila de Oliveira que esteve envolvida com as auditorias neste período.
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME