23/01/2023
Associação Comercial faz balanço trienal
Foram 114.760 consultas realizadas em 2022 pelo SCPC da associação comercial de Pompeia. Número recorde
O coordenador do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Alair Mendes Fragoso, analisou o movimento trienal do número de consultas realizadas pelos comerciantes ao sistema de proteção, constando que o ano de 2022 foi o melhor entre os três. “Somente no ano passado foram realizadas 114.760 consultas, que é o atual recorde da instituição”, disse o dirigente responsável pelo trabalho de captação de dados por parte dos lojistas. “O SCPC é importante para o varejo como proteção contra a inadimplência e golpes, bem como o fortalecimento do Cadastro Positivo”, disse o presidente da associação comercial local, Rinaldo José Traskini, ao lembrar que a instituição tem informações daqueles que estão com restrição e aqueles que estão com crédito na praça.
De acordo com o movimento cadastrado nos últimos três anos, em 2020 foram realizadas 39.633 consultas ao sistema da associação comercial nos 12 meses daquele ano. No ano seguinte mais do que dobrou o número de consultas, em 2021 em plena pandemia no auge, foram realizadas 92.817 consultas. Em 2022, já contando com o enfraquecimento da pandemia, foram realizadas 114.760 consultas. “É uma demonstração de haver movimento entre as lojas, mas não um movimento sobre as vendas no varejo”, explicou Alair Mendes Fragoso que esteve como presidente da associação comercial por quatro gestões. “Consulta não é sinônimo de venda”, disse ao reconhecer que o fato dos comerciantes consultarem o CPF dos clientes é sinal de que a movimentação de consumidores é mais intensa.
Segundo a gerente administrativa da associação comercial pompeiana, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, no ano passado foram realizadas 29.251 respostas às consultas realizadas, de CPFs com restrições, diante de 85.509 respostas de CPFs sem restrições. “Isso quer dizer que mais pessoas tinham condições de investir nas lojas da cidade, e que os comerciantes negociaram com mais segurança”, falou a dirigente que considera os números bons para o momento que o varejo atravessa. “Quando se fala em pandemia, lembra-se de lojas fechadas, porém, o comércio está dando sinais de recuperação”, falou ao conversar com vários lojistas neste último fim do ano, e sentir crescimento nas vendas. “Movimento entre as lojas foi visível e pelo que o pessoal está comentando, as vendas cresceram em até 10% em alguns casos”, comentou ao dizer não existir uma ferramenta de mensuração sobre as neste sentido na cidade.
Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas explica que o fato de consultar o sistema do SCPC o lojista passa a ter conhecimento sobre o potencial de inadimplência do cliente. “Havendo restrição, certamente a negociação é cancelada, porém, não havendo, é possível medir o grau de segurança sobre o recebimento da venda a ser realizada”, explicou ao orientar a todos os comerciantes que consultem antes de fechar uma venda. “Lembrando que muitas vendas, e talvez a maioria, acontecem com pagamento à vista, ou através dos cartões de crédito, débito e benefícios, que não passam pelo nosso sistema”, explicou ao garantir as informações do SCPC como seguras, completas e precisas.