03/11/2022
Associação Comercial promove encontro sobre ASG em Pompeia
Dirigente da Sicredi fala sobre modelo de investimento, Fundos ESG, é para haver rentabilidade e responsabilidade socioambiental
Comerciantes e convidados participaram recentemente na sede da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, de um encontro matutino em que tiveram a oportunidade de conhecer detalhes sobre boas práticas empresariais que se preocupam com critérios ambientais, sociais e parâmetros de excelente governança corporativa, através do Diretor Executivo da Sicredi Centro-oeste Paulista, Ildo Vilde, que apresentou o tema: Inovação na sustentabilidade – benefícios e desafios para a empresa navegar na nova economia. “Foi um encontro proveitoso com um assunto bem moderno e atual”, disse o presidente da associação comercial pompeiana, Rinaldo José Traskini, que tem organizado um café da manhã empresarial mensalmente, como forma de atrair associados, apresentar um tema diferente, além de fortalecer os relacionamentos. “O pessoal tem gostado e a cada encontro mais pessoas estão participando”, avaliou.
Neste encontro realizado a ESG – Environment, Social & Governance, foi o foco principal em que o convidado abordou com bastante propriedade e desenvoltura, de acordo com a gerente administrativa da associação comercial local, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, que também considerou o encontro proveitoso. “A ASG surgiu por meio do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, que produziu um relatório com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), para encorajar a integração de critérios ambientais, sociais e de governança”, explicou o representante da Cooperativa de Crédito Sicredi, parceira da associação comercial há muitos anos, ao apontar que “ASG” é a sigla para fatores “Ambiental”, “Social” e de “Governança”.
O presidente da associação comercial local reforçou que os investimentos “ASG” consideram fatores ambientais, sociais e de governança, de forma prática. “As empresas que adotam essas ações conseguem otimizar o retorno e ainda contribuem com o desenvolvimento sustentável”, falou Rinaldo José Traskini ao prestar atenção na exposição do convidado especial. “Se o empresário se preocupa para onde vai o lixo e de onde vêm os produtos que compra, também deve pensar o que é feito com o dinheiro que está investindo”, opinou. “Daí a importância de se conhecer os chamados Fundos ASG no momento de diversificar os investimentos, aliando rentabilidade e responsabilidade socioambiental”, comentou.
Na exposição que fez o Diretor Executivo da Sicredi Centro-oeste Paulista, Ildo Vilde, explicou que por meio de uma gestão ativa da “asset Sicredi”, este fundo busca retorno superior ao índice S&P/B3 BRAZIL ESG, divulgado pela S&P Dow Jones. “Esse tipo de investimento, através do ESG, observa esses pilares que consolidam um conjunto de padrões e boas práticas que visam definir se a operação de uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada”, falou ao explicar que o fundo também poderá aproveitar oportunidades em ações conforme premissas e avaliações estabelecidas pela gestora e que estejam alinhadas com o conceito ESG. “Esse tipo de investimento é destinado a investidores que possuam perfil moderado e arrojado, que busquem elevados retornos no longo prazo e aceitem oscilações nas suas aplicações”, falou. “A Morningstar Sustainalytics, agência líder de classificação ESG, concedeu ao Sicredi o “rating” de risco baixo e a nota atribuída de 15,9, o que nos coloca entre os Top 20 “Bancos Diversificados” classificados globalmente”, anunciou.