10/10/2022
Compras com o cartão de débito é a preferência do consumidor
Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, da associação comercial de Pompeia, fala sobre as vendas a vista
Com o Dia das Crianças sendo celebrado na próxima quarta-feira, dia 12, quando haverá o feriado nacional por conta das homenagens à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, os comerciantes vivem momentos de expectativas quanto ao volume de vendas neste período, em razão de ser uma data bastante forte no calendário do varejo nacional. Recente pesquisa desenvolvida pela Boa Vista mostra que 76% dos consumidores vão comemorar a data presenteando uma criança, sendo considerado o maior índice registrado nos últimos sete anos. “E 39% dos consumidores farão as compras utilizando os cartões de débito, ou seja, pagamento à vista”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia.
De acordo com a dirigente pompeiana 73% dos consumidores pretendem pagar a vista o presente, sendo 39% pelo cartão de débito, o principal meio de pagamento, e 16% pretendem pagar através do PIX (transferência eletrônica imediata) e ainda os 18% que pagarão em dinheiro. “E o lojista pode ainda, receber através do cartão de crédito, que é a preferência de 26% dos consumidores”, apontou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas ao sugerir aos comerciantes que se preparem, afinal, a expectativa de vendas é das maiores nesta temporada. “Por ser um período com a pandemia relaxada a tendência é de que tenhamos um bom movimento”, falou ao lembrar que as lojas do comércio de Pompeia, não abrirão na terça-feira, dia 11, no período da noite. “As lojas fecham às 18 horas”, destacou.
Esta mesma pesquisa mostra que 41% dos consumidores que participaram deste trabalho de análise da Boa Vista em diversa regiões do País, dizem que comprarão parcelado, sendo que a grande maioria, 91% pelo Cartão de Crédito. Apenas 7% tem preferência por carnê ou boleto enquanto que somente 1% fará parcelado pelo PIX, uma alternativa bem recente no comércio em geral, e ainda por algumas instituições financeiras. “Apesar da grande expectativa o momento econômico ainda é delicado”, alertou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas ao lembrar que 4 em cada 10 consumidores que pretendem presentear, estariam dispostos a trocar o presente tradicional por um presente financeiro. “Por isso é importante que a equipe de vendas da loja esteja bem treinada, que haja produtos com qualidade e preços convidativos”, ensinou a gerente da associação comercial de Pompeia.
Rinaldo José Traskini, presidente da entidade que representa os empreendedores pompeianos, acredita que o volume de vendas para o Dia das Crianças seja entre 7 a 10 por cento a mais do que o mesmo volume de vendas apresentado antes da pandemia. “Não podemos comparar com os últimos dois anos que não aconteceram”, falou ao estar animado com as boas vendas. “É uma data importante, estando entre as mais fortes do ano e o comércio sempre se prepara para este dia”, falou ao lembrar que o mês que vem haverá a "Black Friday", e na sequência, em dezembro, o Natal, considerado o melhor período do ano. “De agora até o ano que vem o comércio tem tudo para se recuperar destes fatídicos dois anos”, disse o presidente da associação comercial de Pompeia.