27/09/2022
Diretoria de Pompeia avalia modelo de gestão administrativa
Dirigentes da associação comercial de Pompeia se reúnem sobre a manutenção da normatização ISO9001:2015 na entidade
Parte da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia esteve reunida na sede da entidade, para avaliar os procedimentos administrativos adotados pela entidade, de acordo com a normatização IS09001:2015 que a instituição há 12 anos vem desenvolvendo. “Foram analisados algumas das observações de procedimentos renovados há um ano”, lembrou o presidente da associação comercial pompeiana, Rinaldo José Traskini, ao preparar a entidade para a recertificação que deve acontecer no dia 27 de outubro. “Pouca coisa foi necessária ser melhorada”, resumiu ao agradecer a participação de diretores e funcionários que são necessários neste momento de avaliação periódica. “Isso é fundamental para a modernização do nosso modelo de gestão que passa por avaliação anualmente”, falou.
De acordo com Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial de Pompeia, foram avaliados uma série de requisitos dentro da NBR ISO9001:2015 como: Avaliação da Política e Objetivos da Qualidade; Mudanças nos procedimentos internos e externos; Desempenho de fornecedores; Desempenho e a eficácia do sistema; Satisfação do Cliente; Feedback das partes interessadas; Desempenho dos processos e conformidade de produtos e serviços; Não conformidades e ações corretivas; Resultado de monitoramento; Resultado de auditoria interna; Suficiência de recursos; Eficiência e eficácia das ações tomadas para riscos e oportunidades; Oportunidade para melhorias, dentre outros assuntos pertinentes. “Avaliamos tudo, independente daqueles que serão melhorados”, disse a dirigente da associação comercial.
O primeiro ano da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia com a normatização ISO9001 foi em 2011. De lá para cá, anualmente a entidade passa por auditoria interna e externa no sentido de renovar o documento de âmbito internacional. “Isso tem acontecido em todos os anos”, disse de maneira orgulhosa a gerente administrativa da entidade, que tem participado deste processo desde o princípio. “Isso não só nos ajuda na gestão da entidade, como proporciona segurança e transparência no trabalho administrativo da instituição”, falou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que sempre se reúne com funcionários e diretores neste sentido. “Esta avaliação anual faz com que o nosso modelo de gestão seja sempre atual e moderno”, completou ao agradecer os funcionários e diretores pelo acompanhamento.
A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização, uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países. Esta organização de 1947 em Genebra, tem como função promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão regulamentador da ISO é ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas (existem normas, por exemplo, para classificação de hotéis, café, usinas nucleares, etc). A ISO ficou popularizada pelas normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas. A série ISO9000 é uma concentração de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar seus sistemas de gestão através de organismos de certificação. “Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente”, disse Rinaldo José Traskini que mantem a certificação desde a primeira gestão como presidente.