14/06/2022
Associação Comercial apresenta alternativas para Prefeitura
Encontro na sede da associação comercial levanta possibilidades de melhorias nos estacionamentos no centro
Alguns comerciantes localizados na região central de Pompeia e que fazem parte da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, estiveram reunidos na sede da entidade, para conversar sobre as dificuldades encontradas por consumidores em estacionarem o automóvel nas principais ruas do varejo da cidade. Segundo o presidente da associação comercial pompeiana, Rinaldo José Traskini, esse é um assunto antigo, que gera muita polêmica e que vem se agravando a cada ano com o aumento do fluxo de automóveis no mesmo espaço e nas mesmas ruas. “Soluções existem, mas acredito que sejam inviáveis”, falou ao citar os bolsões de estacionamento, o transporte público facilitado e principalmente a conscientização de se evitar a utilização dos automóveis, como se deseja uma cidade do futuro. “Não é como vivemos e hoje acredito que a conscientização seja o cominho”, disse ao intensificar o trabalho que vem sendo feito neste sentido por parte da entidade que preside.
Segundo Rinaldo José Traskini os comerciantes e comerciários devem ser os primeiros a se conscientizarem em não utilizarem as vagas na região central, com o propósito de deixarem para os consumidores. “Há muitos anos a associação comercial faz campanha neste sentido entre os associados, sugerindo a “doação” de vagas de estacionamento”, lembrou ao pedir constantemente de que a própria diretoria reforçasse a campanha. “Compreendo a dificuldade em todos os sentidos, mas a cada ano que passa o problema fica cada vez mais intenso”, falou ao ouvir a reclamação unânime neste sentido pelos próprios comerciantes. “Uma associação comercial não tem o poder da execução, da fiscalização, mas tem o poder da conscientização”, defendeu ao sugerir que a campanha seja mais intensa e mais agressiva por parte da ACE de Pompeia.
Um ofício foi produzido e encaminhado para a Prefeitura Municipal, sugerindo estudos de viabilidade para uma melhoria na situação. Foram encaminhadas propostas como: promover mão única de direção na Rua João da Costa Vieira e ainda havendo estacionamento com 45 graus; implantação de estacionamento na Praça Cerejeira; rever a quantidade de faixas amarelas nem sempre regulamentadas; e disciplinar a colocação e manutenção de caçambas no centro comercial. “Já seria um bom começo, e na medida que o pessoal fosse se adaptando, poderíamos pensar em algo mais”, falou ao colocar a associação comercial como local para que sugestões sendo encaminhadas para estudos, para quem quiser. “Seria bom que mais pessoas, sejam comerciantes, comerciários e consumidores, opinassem, dessem palpites e sugestões”, falou.
Um encontro entre os representantes do Conselho do Trânsito e até mesmo com a Prefeita Tina Januário faz parte das intenções da diretoria da associação comercial, afinal, o problema afeta diretamente o comércio varejista. “Não queremos nossos clientes reclamando”, brincou Rinaldo José Traskini ao ouvir algumas reclamações neste sentido por parte de consumidores. “É preciso facilitar o acesso do consumidor até às lojas, e o estacionamento rotativo é uma alternativa importante”, falou ao considerar inviável a implantação de modelos como a “Zona Azul”, ou a introdução de parquímetros. “Penso que temos alternativas melhores que começam pela conscientização da maioria”, defendeu ao colocar-se aberto sobre o assunto. “Toda ideia é bem-vinda, principalmente aquelas que são viáveis”, disse.