31/05/2022
Carga Tributária continua elevada nos presentes de Junho
Lojas do comércio de Pompeia esperam grande movimento para o Dia dos Namorados, apesar da elevada tributação nos preços
O mês de junho tem no dia 12, domingo, a principal data comemorativa para o varejo em geral, considerada uma das principais épocas para as vendas, após o Natal e Dia das Mães que são outras datas de grande movimento entre as lojas. “Existem anos em que o Dia dos Pais tem um maior movimento, e em outros anos o Dia dos Namorados”, comentou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, ao citar o terceiro melhor momento do comércio ser variável entre o Dia dos Namorados (junho) e Dia dos Pais (agosto). “Para o comércio é importante ter estes temas para motivar às vendas”, falou ao acompanhar o levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que mostra o consumidor disposto a presentear no Dia dos Namorados, mas que estará sujeito a uma tributação que pode representar 80% do valor do item comprado.
Segundo o dirigente pompeiano um produto típico adquirido na data, o perfume importado, por exemplo, tem 78,99% de tributos embutidos no valor final. “Infelizmente o consumidor não faz ideia sobre esta elevada tributação, ou seja, esse perfume que é vendido, por exemplo, por R$ 400,00, aproximadamente R$ 316,00 correspondem a impostos, taxas e contribuições”, exemplificou o comerciante ao chamar a atenção para este detalhe. “Não é o comerciante o culpado pela elevação do preço, e sim a elevada carga tributária”, reforçou ao destacar que os artigos produzidos em território nacional também são altamente tributados. “A maquiagem nacional, por exemplo, possui carga tributária de 51,41%”, citou ao verificar a tabela produzida pela associação comercial paulistana.
Para desenvolver este trabalho os dados que constam na tabela têm como base o Impostômetro, painel da ACSP que mede em tempo real os impostos, taxas e contribuições pagos à União, estados e municípios, e considerado importante ferramenta de mensuração do quanto o empresariado já recolheu de impostos, taxas e tributações. O economista da entidade paulistana, Marcel Solimeo, lembra que a alta carga tributária não será o único desafio dos consumidores na hora de presentear os namorados. “Tudo o que compõe o preço final do produto, especialmente neste ano, vai chamar a atenção também pelos efeitos da inflação em alta, que corrói o poder de compra dos consumidores”, opinou o especialista.
A lista de produtos disponível e publicada na edição da semana passada, do Diário do Comércio, que, normalmente, é mais demandada na data revela ainda que bebidas, como champanhe, vinho importado e nacional, são altamente taxados com 59,49%, 69,73% e 54,73%, respectivamente. “Esse é outro produto que é bastante procurado nesta época do ano”, falou ao ver que flores, contam com 17,71% de tributação, hospedagem em hotéis (29,56%), Jóias (50,44%), sapatos (36,17%), celular (39,80%), como outros produtos que são bem procurados no mês de junho, e que contam com uma carga tributária elevada fazendo com que os preços aos consumidores sejam considerados altos. “Daí a importância de se pesquisar entre uma loja e outra”, falou o presidente da associação comercial que acredita em grande movimento entre as lojas.