Explicações sobre o programa foram realizadas em encontro na sede da associação comercial
Encontro realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia reuniu empresários da cidade interessados em participarem de uma atividade em conjunto entre a associação comercial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Escritório Regional do Sebrae, dentro do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação), que visa oferecer orientação especializada por profissionais capacitados no fortalecimento dos negócios e encontrar soluções para que o empresário se destaque da concorrência com o aumento da produtividade. “Qualquer interessado ou pequeno empresário nos setores da indústria, comércio ou serviço, que deseje inovar nos produtos, serviços e processos de forma sustentável e tecnológico pode participar”, disse o presidente da associação comercial pompeiana, Rinaldo José Traskini, que considera este trabalho em conjunto, importante para a classe empreendedora.
De acordo com o diretor do Senai de Pompeia, Ronaldo Sotrat, o programa oferece muitas atividades importantes em que toda a empresa deve se envolver. “São situações administrativas e até executivas”, falou o dirigente ao apresentar o programa aos empresários presentes, que analisarão atitudes como: Diagnosticar o perfil de inovação empresarial; Ter encontros individuais e personalizados; Reuniões empresarias coletivas; Mapear as dificuldades do próprio negócio; Conhecer consultorias especializadas opcionais; Desenvolver e implantar soluções; Mensurar os indicadores da própria empresa; e Acompanhar a finalização do programa. “Não é nada complicado, apesar de promover um certo trabalho, em razão de mexer com o dia a dia da empresa”, disse o vice-presidente da associação comercial, Chikao Nishimura, presente no encontro realizado.
A nova “Metodologia ALI” tem por objetivo transformar os pequenos negócios por meio da implantação de ações que visam o aumento da produtividade da empresa. Dessa forma, o foco não é na inovação em si, mas a inovação como meio para geração de resultados concretos para as empresas, seja na forma de aumento de receita, redução de custos e/ou aumento de produtividade. Esta metodologia pode ser aplicada pela empresa em dois momentos: para o desenvolvimento de novas soluções para o mercado (empresa identifica a necessidade em desenvolver novos produtos e serviços para atender necessidade dos clientes); empresa identifica a necessidade de reestruturação do próprio modelo de negócio atual (empresa não está satisfeita com os seus resultados e precisa repensar seu modelo de negócio). “É ai que entra a presença dos agentes como consultores”, exemplificou Chikao Nishimura que sempre defendeu uma melhor capacitação por parte do empresariado. “O conhecimento é a principal matéria prima de qualquer empresa”, ensinou.
Mesmo não tendo participado deste encontro realizado, o empresário interessado pode procurar a sede da associação comercial, ou então, através do número telefônico de (14) 3452-4752 ou (14) 99825-9061 ou através de e-mail:
janaina@acepompeia.com.br e
aline@acepompeia.com.br ou buscar mais informações no próprio Senai ou Escritório Regional do Sebrae em Marília. “Nosso posto do Sebrae Aqui, na própria associação comercial, tem como assessorar o empresário interessado”, reforçou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial pompeiana, ao apontar o endereço: Avenida expedicionários de Pompéia, nº 217.