17/02/2022
Lojas de Pompeia fecham na terça-feira dia 01 de março
Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, da associação comercial de Pompeia, explica o fechamento das lojas na terça-feira
As lojas do comércio da cidade de Pompeia estarão fechadas na terça-feira, dia 01, no Carnaval, conforme anunciou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, ao destacar o calendário de funcionamento das lojas pompeianas no mês de Março. “Dia 01, terça-feira, as lojas estarão fechadas, e na quarta-feira, dia 02, o funcionamento será a partir do meio dia”, disse ao ser indagado a respeito, em razão de terça-feira, de Carnaval, não ser feriado e algumas lojas com dúvidas se abrem ou não neste dia. “O funcionamento é facultativo, porém, a ideia é de abrir normalmente na segunda-feira, dia 28 de Fevereiro, fechar na terça e abrir depois do almoço na quarta-feira”, esclareceu a proposta da entidade.
O calendário de funcionamento do comércio de Pompeia já foi divulgado pela entidade, e neste mês de Março, as lojas abrirão nos sábados dias: 05 e 12, até as 15 horas enquanto que nos demais sábados, dias 19 e 26 o funcionamento será das 9 as 13 horas. “Isso ficou decidido na assembleia que realizamos no ano passado”, recordou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da entidade que representa os empreendedores de Pompeia, Quintana e Herculândia. “Conversamos sobre os dias 1 e 2 e os comerciantes decidiram respeitar a tradição de fechar no dia do Carnaval, como acontece em todos os anos, apesar de não ser um feriado oficial”, reforçou a dirigente ao conversar com inúmeros lojistas sobre o assunto. “O funcionalismo público terá ponto facultativo”, destacou ao divulgar eletronicamente o calendário mensal de Março.
Rinaldo José Traskini tem acompanhado a discussão sobre o funcionamento do comércio no dia do Carnaval, que este ano cai no primeiro dia de Março. “A tradição ainda se mantém, porém, alguns comerciantes consideram que pelo fato da pandemia ter fechado muitas lojas por muito tempo, deveria ser compensado agora”, falou ao conversar com inúmeros associados a respeito, principalmente com integrantes da diretoria. “A quarta-feira de cincas é um feriado religioso oficial, enquanto que o Carnaval normalmente é o município quem decide, e na maioria dos casos, ele não é escolhido como feriado e sim como um dia normal, e abre quem quiser”, explicou. “Mas a tradição ainda é forte e independente de haver a folia do carnaval, as lojas querem manter a tradição”, opinou ao explicar diversas vezes esta questão para os comerciantes que questionam a entidade. “Fazemos o que a maioria quer”, ressaltou o presidente da entidade.
Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas lembra que por ser considerado um dia normal de trabalho, dia 01, dia do Carnaval, aqueles comerciantes que quiserem abrir não terão que cumprir as exigências no dissídio coletivo de trabalho, tão pouco as indenizações trabalhistas. “É um dia normal, porém, decidiu-se respeitar a tradição e as lojas fecharão”, resumiu a gerente administrativa da associação comercial. “Mas mesmo assim, quem quiser abrir, pode abrir sem problemas. Basta combinar com o comerciário”, frisou ao acreditar na baixa adesão da abertura das lojas neste dia. “Normalmente essa folga do Carnaval é incluída na troca do banco de horas entre empregadores e empregados”, comentou a dirigente ao verificar que em outras cidades próximas, também as lojas fecharão na terça-feira de Carnaval.