19/01/2022
Lojas de Pompeia decidem funcionamento em 2022
Lojas do comércio de Pompeia estão com o calendário de funcionamento de 2022 definido, mas aberto a mudanças
Os lojistas da cidade de Pompeia decidiram, através de assembleia geral extraordinária, realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, o calendário de funcionamento especial do comércio varejista para a temporada de 2022. Segundo o presidente da entidade, Rinaldo José Traskini, independentemente da pandemia, o calendário foi definido para ajudar comerciantes, comerciários e consumidores a se organizarem mês a mês. “Com o calendário definido é possível promover um planejamento a médio e em longo prazo, principalmente quanto as questões trabalhistas”, disse o dirigente que sempre organiza a assembleia em meados de Outubro ou Novembro do ano anterior, mas que desta vez não foi possível em virtude da pandemia. “Se houver a necessidade de mudança, por algum decreto governamental, faremos a alteração”, garantiu.
Ao discutir a situação mês a mês, os comerciante relacionaram os feriados nacionais, estaduais e municipais, acrescentando as datas comemorativa consideradas fortes para o varejo como: Dia das Mães (Maio), Dia dos Namorados (Junho), Dia dos Pais (Agosto), Dia das Crianças (Outubro), "Black Friday" (Novembro) e o Natal (Dezembro). “Na verdade sobram seis meses em que sempre tem algo a ser feito”, lembrou a gerente administrativa da associação comercial, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, ao fazer o levantamento. “Dos 12 meses do ano, o primeiro semestre é menos intenso”, comparou ao lembrar que os meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril são meses com pouca atratividade. “O Carnaval atrapalha um pouco”, reconheceu a dirigente ao lembrar que este ano a data comemorativa será em Março. “Isso enfraquece os dois meses: Fevereiro e Março”, admitiu ao lembrar do ditado popular que diz que o ano só começa depois do carnaval. “Nesse caso vamos começar atrasados”, reconheceu.
Do calendário definido, o mês de Abril mostrou a primeira mudança, com o fechamento das lojas de forma compulsória nos dias 15 (sexta-feira) e 21 (quinta-feira) com os feriados de: Paixão de Cristo e Tiradentes, respectivamente. Maio terá o dia 01 com fechamento por causa da convenção trabalhista e feriado nacional, e a celebração do Dia das Mães, no segundo domingo do mês, dia 08. “Dia 06, sexta-feira, as lojas abrirão a noite até as 22 horas”, destacou Rinaldo José Traskini. Dia 16 de Junho, quinta-feira, Corpus Christi, as lojas fecharão compulsoriamente. No mês de Agosto, o Dia dos Pais será dia 14, domingo, porém, no dia 12, sexta-feira, as lojas abrirão até as 22 horas. No mês seguinte, Setembro, o fechamento será dia 7, quarta-feira, com a celebração da Independência do Brasil, porém, no dia 17, sábado, aniversário da cidade não houve uma definição se as lojas fecharão ou não, ficando para aguardar um posicionamento da Prefeitura Municipal. No dia 07 de Outubro, sexta-feira, festejos para a padroeira da cidade, as lojas fecharão, o mesmo acontecendo dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, quarta-feira. Novembro terá a "Black Friday", dia 25, sexta-feira, com o funcionamento das lojas até as 22 horas e fechamento das lojas nos dia 02, quarta-feira, com o Finados e no dia 15, terça-feira, com os festejos da Proclamação da República.
O mês de Dezembro é analisado separadamente em razão da complexidade e da importância para o varejo em geral. O combinado inicialmente ficou para o funcionamento dia 03, sábado, das 9h as 15 horas, e os dias: 12 a 23, das 9h as 22 horas. Os sábados, dias 10, 17 e 24 das 9h as 17 horas, enquanto que no dia 26, das 12h as 18 horas. De 27 a 30 o funcionamento do comércio será normal das 8h as 18 horas, ficando para o dia 31 o funcionamento das 9h as 13 horas. As lojas não abrirão nos domingos de Dezembro. “Esse calendário será respeitado por todos, e havendo a necessidade de discutir mudanças, vamos nos reunir de forma extraordinária, principalmente por causa da pandemia”, avisou o presidente Rinaldo José Traskini.