23/11/2021
"Black Friday" antecipa vendas do Natal, diz pesquisa
Rinaldo José Traskini, presidente da associação comercial de Pompeia, fala sobre a campanha da "Black Friday" em novembro
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, está entusiasmado com as vendas no varejo local para os meses de Novembro e Dezembro que prometem serem intensas, em virtude da grande expectativa entorno das duas principais promoções do ano: "Black Friday" e Natal. “Pelo menos 30% dos consumidores brasileiros devem ir às compras nesta "Black Friday", agora em Novembro”, acredita o dirigente ao acompanhar recente pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que aponta que pelo menos 29,8% dos consumidores pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday em todo o Brasil. “Em Pompeia não será diferente”, afirma o dirigente pompeiano que considera o varejo paulistano como termômetro para as vendas em geral.
De acordo com o presidente da associação comercial local esse porcentual tende a ser maior, já que o estudo mostra que 24,9% dos brasileiros ainda não decidiram se compram algo ou não. Do total, ainda há 45,3% que não pretendem gastar dinheiro neste período. Oficialmente, o dia reservado pelos comerciantes para dar descontos especiais a seus clientes é na próxima sexta-feira de novembro, dia 26, quando as lojas do comércio de Pompeia estarão abertas até as 22 horas e sábado, dia 27, com funcionamento até as 17 horas. “O consumidor que comprar neste período, que representa 54,9% na pesquisa, consome porque quer aproveitar os grandes descontos oferecidos por comerciantes e prestadores de serviços”, disse Rinaldo José Traskini, que sempre considerou a "Black Friday" como uma boa oportunidade para as vendas. “Existem, também, aqueles que querem encontrar mais barato o item que já iriam comprar e os que antecipam os presentes do Natal”, disse o dirigente de Pompeia ao explicar que 50,2% querem encontrar produtos mais baratos, e 23% dos pesquisados vão antecipar as compras de Natal.
Nesta pesquisa, encomendada junto à Behup, foram entrevistadas 1.657 pessoas nas cinco regiões do País. Elas podiam escolher mais que uma resposta. “A Black Friday deve antecipar somente parte das compras de Natal o que praticamente garante novembro e dezembro com grande movimentação no comércio”, disse Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo ao avaliar a pesquisa realizada. “A data sempre foi um grande atrativo para as pessoas que queriam investir em eletrônicos e em produtos da linha branca para o ambiente doméstico”, lembrou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial de Pompeia. “A tendência não mudou, mas houve o aumento na procura por peças de vestuário”, lembrou a gerente administrativa, observando que do total de entrevistados, 38,3% pretendem comprar roupas, calçados ou acessórios.
A pesquisa aponta que: sobre os eletrônicos, os telefones celulares lideram com 28,7%. Depois vêm os computadores, notebooks ou tablets (19,9%), as TVs (19,4%), caixinhas de som (10,6%), os videogames (7,7%) e os jogos de videogame (7,5%). Em relação à linha branca, existe um equilíbrio entre máquina de lavar (14,1%), fogão (13,6%), geladeira (13,4%) e micro-ondas (9,4%). Os serviços representados por viagem e hospedagem em hotel mostraram intenção de compra relativamente ainda reduzida (14,3% e 8,9%, respectivamente).