08/10/2021
Depois do feriado lojas abrem a noite em Pompeia
Rinaldo José Traskini, da associação comercial de Pompeia, preocupado com o pouco tempo para a recuperação das lojas
Depois do feriado municipal do dia 07 de Outubro, por causa da celebração da padroeira da cidade de Pompeia, Nossa Senhora do Rosário, as lojas da cidade estarão abertas no próximo dia 11, segunda-feira, até as 22 horas, pois no dia seguinte, novamente estarão fechadas por causa da celebração de outro feriado religioso, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. “E temos a campanha do Dia das Crianças em andamento, comemorado, também no dia dia 12”, lembrou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, que acredita num bom movimento entre as lojas da cidade na segunda a noite, com este horário estendido até as 22 horas. “Mesmo as lojas abrindo normalmente na sexta e no sábado, o movimento deve ser grande na segunda-feira”, acredita o dirigente pompeiano animado com a retomada das atividades no varejo.
De acordo com o presidente da associação comercial os próximos três meses serão importantes para as lojas da cidade, para buscarem a recuperação financeira depois de praticamente um ano e meio de paralisações constantes por causa da pandemia. “O estrago foi grande e agora teremos que recuperar o máximo possível nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro”, disse Rinaldo José Traskini ao acreditar nas campanhas promocionais para o Dia das Crianças, "Black Friday" e Natal que serão as próxima promoções do varejo, consideradas fortes com apelo comercial. “A questão é se o consumidor terá presença entre as lojas”, disse em tom de preocupação ao observar informação de que as vendas recuaram 3,1% em agosto diante a julho, na série com ajuste sazonal da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação a agosto de 2020, as vendas do varejo recuaram 4,1%. As vendas do varejo restrito, que incluem oito ramos acompanhados pelo IBGE, acumularam crescimento de 5,1% no ano e alta de 5,0% em 12 meses.
Rinaldo José Traskini acredita que os lojistas de Pompeia estão procurando manter as lojas com produtos e preços convidativos, porém, a situação é delicada em todos os sentidos. Com a queda de agosto, as vendas do varejo estão agora 2,2% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas operam 0,1% abaixo do pré-pandemia. Das atividades acompanhadas pelo IBGE, estão acima do nível pré-pandemia os segmentos de material de construção (13,7%), artigos farmacêuticos (12%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,2%) e supermercados (1,6%). Estão abaixo do nível pré-crise sanitária o comércio de veículos (-3,5%), móveis e eletrodomésticos (-0,1%), vestuário (-4,3%), combustíveis (-7,9%), equipamentos de informática (-14,8%) e livros e papelaria (-37,4%).
Três meses para recuperação talvez seja pouco tempo, segundo o presidente da associação comercial. “Mais uma vez as esperanças caem no Natal, com expectativa de recuperar ao máximo a condição financeira das empresas”, falou animado ao apontar a campanha promocional da "Black Friday" como forte, também. “Está se tornando uma das principais datas do varejo em geral”, falou ao dizer que por ser próximo ao Natal, a campanha de Novembro tem influenciado na venda de Dezembro. “Por outro lado, a "Black Friday" faz com que o varejo mantenha o ritmo e amplie as vendas no período”, disse ao acreditar na possibilidade de uma boa recuperação entre as lojas da cidade. “Temos que acreditar”, disse.