11/08/2021
Associação Comercial apresenta programa
Rinaldo José Traskini, presidente da associação comercial de Pompeia, é a favor de um programa de energia alternativa
Será apresentado no próximo dia 20, sexta-feira, em encontro presencial na sede da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, a partir das 8h30, programa para empresas e associados voltado a captação de energia solar, numa parceria entre a entidade associativa pompeiana e a empresa InovaSun. “Será o nosso primeiro encontro presencial, pós-pandemia, em que já vamos apresentar uma alternativa viável para os associados que podem economizar até 95% no custo da energia elétrica”, disse o presidente da associação comercial local, Rinaldo José Traskini, ao acreditar ser momento oportuno para este tipo de programa neste momento. “Nesta época em que a inflação e o custo de vida são influenciados pelo custo energético, é uma excelente chance de recuperação das empresas”, comentou o dirigente ao ser favorável ao programa de energia fotovoltaica.
De acordo com a gerente administrativo da associação comercial de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, o programa a ser apresentado na manhã do dia 20, propõe rápido retorno de investimento, garantia de 25 anos, assessoria profissional e especializada. “O atendimento será personalizado para aqueles que aderirem”, comentou a dirigente que acredita em uma oportunidade de negócio a produção da própria energia. “Não é difícil e nem complicado”, garante Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas ao lembrar da possibilidade de linhas de financiamento específicas por parte de outro parceiro financeiro, a Sicredi, que também consegue viabilizar o investimento. “A energia solar fotovoltaica é um caminho inevitável para as empresas, que tem na energia elétrica como matéria básica em qualquer produção”, disse Rinaldo José Traskini ao lembrar a utilização de máquinas e aparelhos que são alimentados com energia. “O programa visa atender esse tipo de situação”, apontou.
A energia solar é considerada como renovável, pois, é criada a partir do calor do sol, ou seja, enquanto houver luz solar, esta energia pode continuar a ser usada. Além disso, ela é uma energia sustentável e possui baixo impacto ambiental, portanto, a energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa. “O potencial da energia solar é tão grande que estima-se que se toda a energia do sol fosse aproveitada seria suficiente para gerar mais de 1800 vezes a energia consumida no mundo”, compara Rinaldo José Traskini. “A energia solar é considerada como energia renovável, pois, os raios do sol nunca se esgotarão e sim se intensificarão, como vem acontecendo”, falou ao iniciar o processo de utilização de energia limpa na própria sede da entidade. “A associação comercial já está trocando energia elétrica por energia solar”, anunciou.
De acordo com Rinaldo José Traskini em todos os custos fixos de uma empresa é a energia elétrica a de maior proporção e com aumentos fora do normal. O valor no Estado de São Paulo é considerado elevado por falta de investimento governamental na área, além da escassez de chuvas e as condições dos rios paulistas. “Hoje existe regulamentação da Aneel que permite que empresas façam a troca de energia com a rede elétrica e passem a gerarem crédito de energia solar para abater do consumo durante a noite ou em dias chuvosos onde a produção de energia solar não é elevada, por exemplo”, comentou o dirigente da associação comercial ao lembrar que a cidade de Guaimbê, detém uma das maiores usinas de energia fotovoltaicas do Brasil. “O sistema de energia solar fotovoltaica conectada a rede elétrica é bem semelhante entre uma residência, empresa ou indústria”, disse. “Uma tendência em um País continental como o Brasil, que pode captar energia do sol e do vento em grande quantidade”, acredita o dirigente pompeiano.