28/07/2021
Diretoria faz alinhamento para manter a certificação
Reunião presencial aconteceu para alinhamento de normas visando a manutenção da certificação ISO9001
Parte da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia esteve reunida para análise e observações sobre o modelo de gestão da entidade, que passará nos próximos dias por renovação da certificação ISO9001-2015 pelo nono ano consecutivo. “Uma reunião de praxe, porém, de grande importância na tentativa de manter a entidade normatizada internacionalmente”, disse o presidente da associação comercial pompeiana, Rinaldo José Traskini, ao estar confiante na conquista da renovação. “O mais fácil é conseguir pela primeira vez, pois, manter é tarefa mais complicada”, falou ao dizer que a prática nunca chega a ser igual de um ano para o outro. “Por isso a renovação anual. Sempre tem algo para mudar”, falou ao considerar possível a continuidade.
Segundo a gerente administrativa da associação comercial de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, desde a primeira vez que a entidade conseguiu a normatização, esse tipo de reunião tornou-se de praxe, pois, é considerado como importante o envolvimento de diretores, funcionários e associados. “No mês passado passamos por auditoria interna, com o auditor Luís Fernando Castelani”, lembrou a dirigente. “A finalidade foi a revisão dos processos executados diariamente que auxiliam na organização para alcançar os objetivos da manutenção da certificação”, explicou ao aguardar a visita de nova auditoria para a avaliação final. “Levantamos as necessidades de adequação, criamos um plano de ação e passamos para o novo auditor”, disse.
Sempre foi considerado pela diretoria da associação comercial como importante ter e manter a normatização ISO9001-2015, que coloca a entidade em um nível mais elevado de gestão, por existir um modelo com parâmetros internacionais, que transformam as ações da diretoria de mais clara e transparente para os associados. “Sem contar ser um diferencial e ainda mais uma credibilidade ainda maior”, disse o vice-presidente da diretoria, Chikao Nishimura, que sempre foi favorável a este tipo de ação por parte da direção da entidade. “Um exemplo que deve ser seguido por empresas de qualquer porte”, disse o dirigente ao lembrar dos diversos grupos criados pela entidade para que mais empresas fossem normatizadas. “Uma oportunidade imperdível”, lembrou.
A série ISO9000 é uma concentração de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar os sistemas de gestão através de organismos de certificação. Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas. Empresas de diversos segmentos empresariais que contam com a Certificação ISO9001 passam a oferecer: Melhora na qualidade dos produtos ou serviços; Atrai novos consumidores; Aumenta a margem de competitividade; Agrega confiança ao negócio; Diminui a possibilidade de erros; Reduz custos de negócio; Torna produtos compatíveis; Atende a regulamentos técnicos; Facilita a exportação de produtos e Aumenta chances de sucesso.