25/06/2021
Dirigente destaca alta na movimentação do varejo
Rinaldo José Traskini, presidente da associação comercial de Pompeia, animado com os índices do varejo
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, recebeu com entusiasmo a avaliação do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), indicador que mostra a movimentação do varejo na capital paulista, apontando alta de 5,8% na comparação com os primeiros 15 dias de Maio deste ano. “A cidade de São Paulo reúne a maior concentração de lojas e consumidores do País”, disse o dirigente ao ter como base a capital paulista nas tendências do varejo em geral, afinal, o saldo positivo nesta pesquisa supera até mesmo uma das datas de maior movimento para o varejo: o Dia das Mães, que na primeira quinzena de maio, registrou alta de 14,9% sobre abril. “Não tenho dúvidas que a permanência das lojas abertas tem contribuído sobremaneira para que as vendas se intensificassem”, opinou o dirigente pompeiano.
O economista da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, lembrou das campanhas promocionais mais seguras para o Dia dos Namorados, no mês de Junho. “Sem as restrições de funcionamento das lojas e do comércio de rua a economia se mantém em ritmo forte. Outro fator que ajudou este mês foram as compras para o Dia dos Namorados, quando foi possível planejar melhor”, afirma o consultor ao analisar os dados apresentados. Para ele, a tendência para os próximos meses é otimista. “Se não tiver mais fechamento ou restrições de funcionamento e a imunização contra a Covid-19 se mantiver no mesmo ritmo, nossa expectativa é de alta nos indicadores”, falou de forma entusiasmada.
Rinaldo José Traskini acredita que a vacinação entrando numa organização constante e permanente, ajudará as autoridades governamentais a evitarem o fechamento de lojas que muito prejudica o comércio. “O fechamento compulsório elimina qualquer possibilidade de reação do varejo”, pontuou o dirigente de Pompeia ao lembrar que a única forma do comércio superar esta situação é vendendo. “Compreendo a preocupação com os protocolos, mas é preciso saber conviver com esse novo comportamento social”, disse ao lembrar que os comerciantes e comerciários são os mais preocupados com o uso das máscaras faciais, a higienização pessoal e do local, e o combate a aglomeração. “Desde o começo os comerciantes e comerciários são os maiores defensores destes comportamento”, disse ao lembrar que demorou muito para que as autoridades governamentais percebessem. “Infelizmente muitos comerciantes não conseguiram superar o fechamento e tiveram que encerrar as atividades”, lamentou.
A próxima data importante para o comércio em geral é a celebração do Dia dos Pais, em Agosto. Depois do Dia das Mães (Maio) e do Dia dos Namorados (Junho), as lojas começam a se preparar para as vendas voltadas ao Pais que é considerada uma das melhores do calendário. Na sequência virão as vendas do Dia das Crianças (Outubro) e o "Black Friday" (Novembro), até chegar as vendas do final do ano, em Dezembro, com o Natal. “Continuando desta forma são muito boas as expectativas para as vendas para o Dia dos Pais”, falou o presidente da associação comercial. “Com uma melhor preparação e segurança de que as lojas estarão abertas, será melhor planejar”, disse o dirigente. “Vai depender dos índices de internação”, disse preocupado.