10/06/2021
Lojas do comércio de Pompeia com funcionamento normal
Rinaldo Traskini e Valdenice Valderramas, da associação comercial de Pompeia, falam sobre o Dia dos Namorados no varejo
As lojas do comércio da cidade de Pompeia estarão funcionando normalmente, durante a semana até as 18 horas e no sábado, dia 12, até as 15 horas. De acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, a expectativa para as vendas relacionadas ao Dia dos Namorados, celebrado no sábado, dia 12, é das melhores possíveis em virtude de que se trata de uma excelente oportunidade para o varejo, lembrando que no ano passado o comércio esteve fechado. “Por ser a quinta melhor data para as vendas no varejo, devemos aproveitar a motivação do consumidor e oferecer o que houver de melhor”, disse o dirigente ao lembrar que o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças são período excelentes, também, para o varejo. “Provavelmente este ano poderemos contar com as lojas abertas”, disse ao lembrar que funcionamento normal em Maio, na celebração ao Dia das Mães.
Segundo a gerente administrativa da associação comercial pompeiana, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, pesquisa nacional de intenção de compras para o Dia dos Namorados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que a maioria dos brasileiros (51,7%) não demonstram interesse em comprar presentes para a data, em razão da situação econômica. Do total, apenas 32,4% pretendem presentear alguém e 15,5% ainda não se decidiram. Foram entrevistadas 1.602 pessoas em todas as regiões do país. Vestuário, calçados e acessórios lideram as intenções de compras, com 36,8%; chocolates e bombons surgem em segundo lugar com 31%; e perfumes vêm em terceiro (27,7%). Roupas e sapatos, inclusive, por serem itens que podem custar um pouco mais, levaram 57,7% dos entrevistados a dizerem que pretendem parcelar as compras destes produtos.
No material desenvolvido pela instituição paulistana, nas intenções de compra para a data prevalecem presentes de uso pessoal e de menor valor, pagos à vista. Ao contrário do Dia das Mães, em que, além desses itens, somam-se produtos para a casa, como móveis e eletrodomésticos. A preferência de compra para roupas e calçados (36,8%) pode parecer alta para um período de pandemia, porém é bem abaixo do que costumava ser registrado durante o período pré-Covid-19. Anteriormente, entre 60% e 70% das pessoas investiam suas aquisições dentro desta categoria de presentes.
Produtos de uso pessoal na área de beleza, além de joias e bijuterias (11,9%), são sempre lembrados para os namorados. No entanto, há um item, em especial, que chama a atenção nesta pesquisa: os livros. Apesar de apenas 7,6% das pessoas afirmarem que querem presentear o namorado ou namorada com este produto, esse percentual representa o dobro da intenção de compra dos períodos anteriores à pandemia. Outro ponto que reflete o mundo que vivemos neste momento é que categorias que não eram mencionadas antes, como cesta de café da manhã e delivery de refeições, surgem na pesquisa com 15,8% das pretensões de compras. “O importante é o consumidor visitar as lojas da cidade, encontra o que deseja com preços acessíveis e atendimento com qualidade”, disse a dirigente da associação comercial, também animada com a possível elevação nas vendas.