27/05/2021
Associação Comercial lamenta necessidade do decreto municipal
Apesar do decreto municipal, lojas do comércio de Pompeia, funcionam diariamente até as 18 horas
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, lamentou a publicação do decreto municipal que restringe algumas atividades comerciais no período de 28 de Maio a 06 de Junho, conforme Decreto 5.703 de 26 de Maio de 2021 já publicado. “A situação está ficando cada vez pior, obrigando esse tipo de situação que é lamentável”, falou o presidente da associação comercial local, ao lembrar que por enquanto as lojas do comércio de Pompeia estarão abrindo diariamente até as 18 horas. “Mas vamos intensificar os cuidados necessários para que essas medidas emergenciais e restritivas não atinjam o varejo”, disse em tom de preocupação ao acompanhar a diminuição de oferta de leitos em UTI, com ocupação regional em sua totalidade, e o lamentável aumento de óbitos em decorrência da doença, em Pompeia e região.
Rinaldo José Traskini lamentou o fato de que lojas de conveniências, bares, feiras livres, entre outras atividades sejam vedadas pelo decreto municipal, como também as limitações para supermercados. “Compreendo a preocupação da Prefeita Tina, mas a situação exige medidas fortes, afinal, é um problema que atinge a todos e não se pode perder o controle”, falou preocupado, em razão de que o varejo em geral não foi atingido pelo decreto, e mesmo assim, as ações vedadas pelo decreto causarão impacto no movimento das lojas de forma indireta. “Estamos chegando a um caos total, pois, a economia não pode mais ficar parada. As consequências serão pesadas para a sociedade”, falou preocupado.
É solicitado a todos os comerciantes da cidade que elaborem o sistema de rodizio entre os funcionários, visando a não haver aglomerações em hipótese alguma. “Todo o protocolo de segurança na saúde será intensificado, ou seja: uso incondicional de máscara entre todos; higienização pessoal e local; e nada de aglomeração”, enfatizou o presidente da associação comercial de Pompeia. “Solicito a máxima atenção dos comerciantes da cidade para esses detalhes, pois, se os índices de saúde não forem favoráveis, corremos o risco de ter que fechar novamente as lojas”, falou preocupado, Rinaldo José Traskini, ao lamentar a situação de restaurantes, pizzarias, lanchonetes, sorveterias e similares que estão proibidos de terem atendimento presencial, havendo somente vendas pelo sistema de "delivery" que nem todos são contemplados. “Muitos fecharão as portas”, acredita.
Está no Decreto Municipal assinado pela Prefeita Isabel Cristina Escorce, que a fiscalização será exercida de forma individual ou conjunta pelo Departamento de Fiscalização do Município, pelo Departamento de Higiene e Saúde, Vigilância Sanitária Municipal, Procon, entre outras, conforme o Decreto Estadual 65.540 de 25 de Fevereiro de 2021 do Governo do Estado de São Paulo. O descumprimento das proibições e o não atendimento as obrigações decretadas, poderão resultar em auto de infração, imposição de multa, interdição e até cassação do alvará, podendo também o responsável responder por medidas cíveis e criminais cabíveis nos termos da legislação vigente. “O uso de máscaras, isolamento social e higienização com álcool em gel, passou a ser obrigatório a todos os cidadãos em qualquer lugar a qualquer momento”, ressaltou o presidente da associação comercial de Pompeia.