27/04/2021
Comerciantes de Pompeia optam pelo feriado
Lojas do comércio de Pompeia optaram por respeitar o feriado do dia primeiro de Maio e estarão fechadas
Os comerciantes da cidade de Pompeia optaram pelo fechamento das lojas no próximo dia 01 de Maio, Dia do Trabalho, respeitando na íntegra o feriado nacional. Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, os comerciantes consideram importante o feriado no sábado, apesar dos preparativos visando as vendas relacionadas ao Dia das Mães, celebrado sempre no segundo domingo de Maio, que este ano será dia 09. “Conversando com boa parte dos comerciantes da cidade, a maioria decidiu por não abrir”, disse o dirigente ao avisar o respeito ao feriado nacional. “Mesmo com a pandemia a opinião é de seguir a tradição”, reforçou.
De acordo com Rinaldo José Traskini todos os anos na decisão sobre o calendário de funcionamento do comércio de Pompeia o assunto é discutido e sempre se respeita o calendário de feriados nacional e estadual. “O aniversário da cidade é que já tivemos que discutir melhor o fechamento, porém, nunca houve polêmica quanto aos feriados Nacional e Estadual”, recordou o dirigente que procura conversar com os comerciantes associados sobre o assunto com antecedência. “O ano passado e esse ano isso ficou prejudicado por causa da pandemia e da quarentena, e ultimamente nem sempre sabemos se o comércio permanecerá aberto ou fechado”, disse ao criticar o fechamento compulsório do comércio por parte do Governo do Estado de São Paulo. “Essa incerteza de funcionamento é mais prejudicial”, apontou.
Rinaldo José Traskini lamenta o fato do comércio em geral ficar na dependência do decreto estadual que dividiu o Estado de São Paulo em regiões, determinando as fases a serem seguidas de acordo com o índice de contaminação e suporte hospitalar nas regiões para que o comércio funcione. “Isso causa incerteza e insegurança ao empresariado que não sabe se deve ou não se preparar para o varejo”, disse ao mostrar a maior preocupação dos comerciantes quanto às vendas. “Com o Dia das Mães chegando, muitos lojistas temem o fechamento na proximidade da data”, disse em tom de preocupação, mesmo sendo otimista ao acreditar numa recuperação com a volta da vacinação. “Era de se esperar que não feche mais, mas não dá para garantir”, comentou.
Para o presidente da associação comercial pompeiana apesar do Dia das Mães ser considerado o segundo melhor período para as vendas no varejo, perdendo apenas para o Natal, em Dezembro, Rinaldo José Traskini não acredita em qualquer influência significativa no desempenho do comércio em geral com o feriado do dia primeiro de Maio. “Não será um sábado de trabalho ou não que vai alterar o volume de vendas de toda uma campanha”, falou mesmo ressaltando que para haver a recuperação financeira no comércio é preciso que haja vendas e isso representa lojas funcionando. “Mesmo nos melhores períodos de vendas do comércio, o feriado foi respeitado”, lembrou concordando que até o momento o comércio mais ficou fechado do que aberto, por culpa do decreto estadual. “Mas para funcionar no feriado pode ser mais custoso do que lucrativo”, disse ao sugerir que cada lojista pense individualmente sobre o assunto, respeitando a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinada no dia 05 de Outubro de 2020.