03/10/2017
Pesquisa sobre o comércio de Pompeia é apresentada
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia estará reunida no próximo dia 10, terça-feira, na sede da entidade, para conhecer o resultado da pesquisa desenvolvida no comércio
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia estará reunida no próximo dia 10, terça-feira, na sede da entidade, para conhecer o resultado da pesquisa desenvolvida no comércio pompeense, num trabalho em conjunto com a Universidade Eurípedes de Marília (Univem), quando as características do consumidor e dos comerciantes, serão apresentadas na parceria com o Instituto Superior de Tecnologia do Univem, através do professor Eduardo Rino. “O mais interessante, além de ouvir os entrevistados, é trabalhar com as respostas e buscar maneiras de atender as expectativas”, disse o presidente da ACE de Pompeia, Rinaldo José Traskini, que espera a presença de um bom número de diretores interessados em conhecer o perfil do comércio varejista local.
Foram 23 estudantes universitários que estiveram conversando com comerciantes e consumidores, preenchendo um questionário simples e prático, em dois períodos: maio e agosto. “Esse resultado será muito importante para o nosso planejamento”, explicou a gerente administrativa da associação comercial pompeense, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, que conversou com Eduardo Rino por diversas vezes até concluir o questionário que contou com apenas cinco páginas, tendo 12 perguntas para os comerciantes e apenas oito para os consumidores, contendo perguntas na maioria de múltiplas escolhas, sendo poucas as perguntas abertas que serão analisadas pelos especialistas. “A ideia é que a pesquisa não tomasse tempo, que fosse objetiva e que produza resultados que nos mostre algo viável a ser feito em beneficio da cidade”, comentou Rinaldo José Traskini que está entusiasmado com a tabulação das respostas para criar um plano de atividades, baseadas nos resultados. “Podemos ter surpresas e ter que rever uma série de atividade que fazemos atualmente”, disse em tom de mistério. “Ou então confirmar tudo o que estamos fazendo, havendo apenas a necessidade de pequenos ajustes”, comparou ao realizar pesquisas constantes na empresa que administra e que regularmente avalia comportamentos internos e externos.
A identificação não foi obrigatória, o que não compromete o resultado, porém, as perguntas variaram entre assuntos como: perfil, experiência, fontes de informação, sugestão de melhorias, expectativas e atividades em desenvolvimento no comércio, entre os lojistas. “Esse tipo de pesquisa é específica”, ressaltou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que já desenvolve pesquisa de satisfação entre os associados, de acordo com a normatização ISO9001 dentro da ACE de Pompeia.
Quanto ao consumidor as pesquisas variaram entre: perfil, expectativas no comércio local, sugestões de melhoria, avaliações e comportamento. “Nesse caso, é a primeira vez que vamos conhecer o pensamento do consumidor pompeense”, disse em tom de grande expectativa, por ser algo pioneiro. “Tem sempre o tal do ouvi dizer”, comentou a gerente administrativa. “Desta vez será algo sério, documentado e calculado”, comentou a dirigente da associação comercial presente na entidade há mais de 20 anos.
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Site: www.eficaz.jor.br