O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, ficou surpreso com o anúncio do Governo do Estado de São Paulo em criar uma nova fase que antecede a Vermelha. “Imaginei que a Fase Vermelha seria a mais restritiva”, disse em tom de surpresa ao ouvir os detalhes da Fase Emergencial criada pelo Comitê de Combate a Pandemia da Covid-19, que endureceu ainda mais as restrições no varejo em geral, visando a situação caótica em que se encontra o combate a pandemia no Estado de São Paulo e no Brasil. “Os números são assustadores e preocupantes”, disse ao tomar conhecimento das mais de 270 mil mortes no Brasil e as mais de 63 mil mortes no Estado de São Paulo. “E pelo descontrole que se percebe os números vão aumentar rápido nos próximos dias”, lamentou o dirigente de Pompeia.
De acordo com o anúncio feito pelo Governador João Doria no período de 15 a 30 de Março as restrições serão maiores do que as estipuladas na Fase Vermelha que já são mais do que prejudiciais para as lojas do comércio. “Mais uma vez a insistência em combater aglomeração com fechamento de lojas”, lamentou Rinaldo José Traskini que é contra este posicionamento do Governo Estadual, em virtude de que durante 12 meses esta medida já se mostrou ineficaz. “Passou da hora do Comitê ter criatividade e perceber que desta forma ficará mais difícil combater a doença”, falou o presidente da associação comercial pompeiana ao enfatizar que esse tipo de medida penaliza somente o comércio em geral. “Na verdade a fiscalização entre as aglomerações clandestinas é que deveria ser mais eficaz”, frisou ao destacar a solicitação do Governo Paulista de denunciar as aglomerações e atividades clandestinas para: 0800-771-3541 (ligação gratuita), ou utilizar o site do Procon (
www.procon.sp.gov.br) ou ainda o e-mail:
secretarias@cvs.saude.sp.gov.br. “Mas quem quiser ligar para o 190, da Polícia Militar, pode também”, reforçou Rinaldo José Traskini.
Quanto ao horário recomendado para se evitar aglomeração no transporte público, o presidente da associação comercial de Pompeia acha ineficaz, em razão de que as divisões propostas: indústria, serviços e comércio se confundem. “Não é assim que funciona”, disse ao acreditar que o Governo do Estado de São Paulo cria algumas situações em que sabe que é difícil de ser cumprida. “É muito vago dizer: proibição completa de qualquer aglomeração”, ressaltou outra orientação incluída na Fase Emergencial criada pelo Comitê de combate a pandemia da Covid-19. “E toque de recolher?”, questionou ao lembrar que anteriormente era toque de restrição. “Como funcionará essa fiscalização no período das 20 as 5 horas?”, indagou ao defender uma fiscalização mais pontual dentro do que a população vem fazendo de errado e o vírus se espalhando. “As fiscalizações devem ser centradas nas aglomerações e atividades clandestinas, e não entre aqueles que estão se esforçando para seguir os protocolos, como é o caso do comércio em geral”, defendeu.