30/11/2020
Associação Comercial festeja manutenção da Fase Amarela
Lojas do comércio de Pompeia se preparam para as vendas de Natal ainda na fase amarela do Governo do Estado
A região da cidade de Pompeia, no centro-oeste paulista, terá manutenção da fase amarela até o dia 04 de Janeiro, no Plano São Paulo de combate à Covid-19, o que permitirá o comércio trabalhar em período de 10 horas, bem como com capacidade limitada a 40% de ocupação. “Diante das informações veiculadas pela mídia em geral, imaginei um retrocesso para a fase laranja”, disse em tom de alívio, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, ao acompanhar o pronunciamento do Governador do Estado de São Paulo, João Dória Júnior, no Palácio dos Bandeirantes, sobre o Plano São Paulo de combate a Covid-19. “Antigamente apenas 76% do estado estava na fase amarela e o restante na fase verde”, disse. “Houve o retrocesso para quem estava na fase verde e manutenção para os que estavam na fase amarela”, explicou ao lembrar que a partir do dia 02 de Dezembro todo o estado estará na fase amarela. “Em Pompeia haverá a manutenção das atividades”, disse em tom de tranquilidade.
Com o regresso geral para a terceira das cinco fases do Plano SP, atividades como bares, restaurantes, academias, salões de beleza, shoppings, escritórios, concessionárias e comércios de rua voltam a ter limitações de horário e capacidade de público. O atendimento presencial em todos os setores fica restrito a dez horas diárias, sequenciais ou fracionadas, e 40% de capacidade. Os estabelecimentos terão que fechar o atendimento local até as 22h. Todos os eventos com público em pé estão proibidos na fase amarela. Outra medida de prudência decidida pelo Estado é a redução do prazo de análise dos dados da pandemia e capacidade de atendimento hospitalar por região. A medição de médias móveis de casos, mortes e taxas de internação de pacientes com Covid-19 passa a ser considerada em intervalos de sete dias, e não mais a cada quatro semanas.
A questão do funcionamento do comércio da cidade de Pompeia no período da noite, no mês Dezembro, conforme o desejo do varejo em geral, de passar a funcionar até as 22 horas, o presidente da associação comercial pompeiana pretende aguardar os próximos acontecimentos e em breve conversar com o Poder Público Municipal sobre o assunto. “Ainda não ficou claro essa situação, mas podemos escalonar o período de 10 horas, e abrir o comércio numa parte do dia (manhã e tarde) e outra parte no período da noite”, disse ao lembrar da necessidade do enquadramento da lei. “Precisaremos levar em consideração também, o forte calor no período da tarde”, disse ao acrescentar pontos a serem analisados pelos comerciantes em geral. “Vamos refletir e observar o que as demais cidades farão, certamente Pompeia estará no contexto”, frisou o dirigente que espera a definição quanto antes.
Independentemente do período a ser utilizado para as vendas, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia reforçou na necessidade de se atender o protocolo de proteção, com o uso irrestrito da máscara facial, bem como a higienização individual e constante e o distanciamento social e frequente. “Esses três comportamentos não mudarão, ou seja, ao sair de casa o consumidor, o comerciário e o lojista devem ter sempre estas preocupações”, disse ao acreditar no bom senso e que as vendas aconteçam de forma intensa, apesar da quarentena. “Precisamos vender para perder o menos possível nesta temporada”, defendeu Rinaldo José Traskini.