16/10/2020
Associação Comercial de Pompeia consegue nova certificação
Consultor apresenta detalhes do relatório criado, sem divergência entre a organização e a equipe auditora
Diretoria e funcionários da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia concluíram consultoria para a renovação da Certificação ISO9001:2015 e conseguiram manter a normatização iniciada em 2012. De acordo com o presidente da entidade pompeiana, Rinaldo José Traskini, a manutenção das normas com padronização internacional na gestão da entidade é mais difícil do que a primeira conquista. “São sentimentos diferentes”, disse o dirigente de Pompeia. “Quando se consegue a normatização é um sentimento de superação”, falou. “A cada ano ser auditado e manter a normatização, já é um sentimento de respeito, esforço e determinação”, disse o dirigente ao parabenizar os diretores da entidade e principalmente as oito funcionárias que se envolveram a este trabalho diferenciado entre as associações comerciais no Brasil. “É raro encontrar uma associação comercial, seja de que tamanho for, com a normatização ISO9001”, destacou o dirigente ao compartilhar a conquista com os demais.
De acordo com Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial de Pompeia, nos últimos dias o auditor coordenador da Apcer, Jorge Cruz, avaliou e analisou todos os procedimentos de gestão existentes na entidade e recomendou a renovação da Certificação ISO9001 por mais 12 meses. “Segundo o relatório produzido, não foram identificadas divergências entre a organização e a equipe auditora”, leu a gerente administrativa ao celebrar a manutenção do modelo de gestão, após, auditoria interna realizada nos últimos dias. “Isto oferece transparência para os associados, tranquilidade para os diretores e respeito aos funcionários”, disse a gerente que também admite ser mais difícil a manutenção do que a conquista. “Não é fácil manter sempre de forma extrema os procedimentos de gestão, principalmente em um período como este que vivemos, com a pandemia, que alterou o comportamento de todos”, falou ao parabenizar todos os envolvidos.
A série ISO9000 é uma concentração de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar os sistemas de gestão através de organismos de certificação. Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas. Empresas de diversos segmentos empresariais que contam com a Certificação ISO9001 passam a oferecer: Melhora na qualidade dos produtos ou serviços; Atrai novos consumidores; Aumenta a margem de competitividade; Agrega confiança ao negócio; Diminui a possibilidade de erros; Reduz custos de negócio; Torna produtos compatíveis; Atende a regulamentos técnicos; Facilita a exportação de produtos e Aumenta chances de sucesso.
Para a vice-presidente da entidade, Marineves da Silva Barros Souza, nos dias de hoje empresas e entidades que são normatizadas, levam vantagem de outros similares, em virtude de que o modelo de gestão é confiável e com resultados positivos. “Entre uma empresa e outra, ou entidade que conta com a ISO9001 e a que não conta, qualquer pessoa dará preferência para aquela que é normatizada”, falou ao acompanhar este procedimento nos últimos anos. “A preferência sempre será por aquela que zela pela gestão administrativa”, resumiu Priscila de Oliveira Martins, responsável de direção no processo de normatização por parte da associação comercial. “Isso é algo muito sério”, disse ao parabenizar a todos os envolvidos.