08/10/2020
Lojas de Pompeia abrem até as 17 horas no sábado
Rinaldo Traskini e Valdenice Valderramas, ambos da associação comercial, falam sobre o comércio aberto até as 17h
As lojas do comércio da cidade de Pompeia estarão funcionando neste sábado, dia 10, até as 17 horas, conforme o calendário de funcionamento das lojas da cidade, divulgado pela Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, que além de ampliar horário de funcionamento no sábado, ressalta o feriado na segunda-feira, dia 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e ao mesmo tempo a celebração do Dia das Crianças, com o fechamento das lojas. “O horário estendido no sábado se deve ao fato de que o comércio ficará fechado por dois dias neste período”, disse o presidente da entidade, Rinaldo José Traskini ao lembrar do feriado municipal ocorrido, dia 07, Dia da Padroeira de Pompeia, e o que vai acontecer com o feriado nacional da segunda-feira. “Isso para o comércio, num curto espaço de tempo, não é bom, principalmente de uma data importante como o Dia das Crianças”, comentou o dirigente.
Durante o período de quarentena as lojas da cidade passaram a ser conduzidas pelo Decreto Estadual, que regulamenta o Plano São Paulo, desenvolvido pelo Governo do Estado. “Não somos, neste período de quarentena, responsáveis pela determinação do horário”, falou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, ao lembrar do período regulamentado por decreto, de oito horas para o comércio. “Cada cidade escolhe quando começar, desde que, se respeite o período de oito horas por dia”, disse. “Isso na fase Amarela, porque nas outras duas: vermelha e laranja, o período é de quatro horas, apenas”, explicou a dirigente da associação comercial que tem estimulado os comerciantes e comerciários a seguirem os protocolos de proteção, para ajudar a região passar para a fase verde, que flexibiliza ainda mais o desenvolvimento do comércio em geral. “Hotéis, bares, restaurantes, entretenimento e outros segmentos, ainda estão sofrendo com a limitação da capacidade de atendimento”, lembrou a gerente pompeiana.
Para o Dia das Crianças, com a flexibilidade maior do que aconteceu no Dia das Mães (Maio) e no Dia dos Namorados (Junho), a tendência é que o volume de vendas seja maior. “No dia dos Pais foi bom, porque, a flexibilidade era maior com oito horas o período do comércio, contra as quatro horas de atendimento nos meses de Maio e Junho”, comparou Rinaldo José Traskini animado, apesar dos feriados, com as vendas para o Dia das Crianças. “Não podemos abrir no período da noite, como é tradição, na sexta-feira que antecede o Dia das Crianças”, lembrou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, que tem distribuído os horários de funcionamento do comércio em Pompeia desde o mês passado, para que comerciantes e comerciários informem os consumidores sobre o horário especial de atendimento, principalmente neste sábado, dia 10, até as 17 horas.
VENDAS - O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) de setembro confirma o crescimento da economia na capital, mesmo em época de pandemia. Segundo dados preliminares da Boa Vista Serviços (BVS), a curva do mês fechou com elevação média de 20,9% comparada a agosto. Os números, no entanto, são menores do que os registrados na primeira quinzena de setembro que foi de 35,8% de alta em relação aos mesmos 15 dias também de agosto. Essa tendência gradativa, combinada com a aproximação do Dia das Crianças, promete um período positivo para o varejo. “O desejo é de que as vendas aumentem de 15% a 20% em relação aos números registrados neste balanço da associação comercial de São Paulo, que dita a tendência do varejo no Brasil”, falou Rinaldo José Traskini.