16/09/2020
Lojas do Comércio fecham nesta quinta-feira, dia 17
Feriado na cidade de Pompeia terá as lojas fechadas por causa do aniversário
As lojas do comércio da cidade de Pompeia estarão fechadas nesta quinta-feira, dia 17, por causa do aniversário do município. O combinado entre os lojistas que fazem parte da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia é de não abrir neste dia, mesmo com a pandemia que vem estrangulando o varejo em geral. “É uma forma de respeitar a data em consideração ao município”, disse o presidente da associação comercial pompeiana, Rinaldo José Traskini, que elogiou o comportamento dos comerciantes que decidiram fechar as lojas neste dia especial. “Mesmo com a crise que estamos vivendo, e com a necessidade de se manter aberto e funcionando, o pessoal respeitou a data”, ressaltou ao lembrar que muitas cidades tiveram as lojas abertas em data semelhante, em virtude do Plano São Paulo, do Governo do Estado, que determina quem abre e quem fecha, de acordo com a fase em que a região se encontra quanto a contaminação da Covid-19.
Para Rinaldo José Traskini seria até importante e necessário o funcionamento das lojas em virtude do tempo em que a maioria foi obrigada a fechar. “Mas o município merece este respeito, mesmo não havendo qualquer cerimônia neste sentido, ou até mesmo a tradicional Festa do Peão que se tornou um excelente atrativo para o varejo”, falou ao lembrar de épocas em que a cidade ficava tomada por pessoas que frequentavam a festa popular. “O próprio comércio se adaptava a festa, em virtude da grande quantidade de pessoas que o município recebia”, lembrou ao apontar certa oportunidade em que até o feriado foi transferido por causa da Festa de Peão.
Sem festa de aniversário e com a pandemia ainda em enfrentamento a decisão de fechar as lojas, mesmo com a flexibilidade da fase amarela, e com a torcida para ingressar na fase verde, os comerciantes de Pompeia decidiram que os dois próximos sábados as lojas abrirão no período das 9 as 13 horas, nos dias 19 e 26, com oito horas de atendimento normais nos dias da semana. “Precisamos retomar as vendas, e para isso precisamos vender com um horário maior e com mais dias”, reconheceu o presidente da associação comercial ao criticar o período de apenas quatro horas de funcionamento na fase laranja em que o retrocesso é prejudicial. “Precisamos avançar, e para isso a cidade toda tem que ser vigilante, pois, já está provado que a culpa não é do comércio pela proliferação do vírus”, defendeu o dirigente ao pedir mais fiscalização aos arredores da cidade e principalmente nas atividades noturnas.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia reforça a importância do uso incondicional da máscara facial, bem como do distanciamento proporcional e da higienização constante e permanente. “O fato de haver a flexibilidade não quer dizer relaxamento”, comparou o dirigente. “Neste momento delicado que vivemos é preciso que um vigie o outro e todos cuidem da população”, defendeu ao parabenizar a cidade por completar mais um ano de vida e torcer para que dias melhores aconteçam antes mesmo do Natal. “Esse ano está tudo tumultuado, mas nada impede de melhorarmos e ampliarmos as vendas em geral”, disse ao festejar a data com esperanças de dias melhores para o varejo.