11/09/2020
Dirigente celebra elevação no volume de vendas
Marineves da Silva Barros Souza, vice-presidente da ACE de Pompeia, fala sobre a performance do varejo
A vice-presidente da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Marineves da Silva Barros Souza, celebrou os índices alcançados no mês de julho, quando o varejo registrou alta de 5,5% sobre o mesmo mês de 2019, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), superando as expectativas dos especialistas. “E olha que no ano passado não estávamos com uma pandemia das proporções elevadas como esta”, comparou a dirigente pompeiana satisfeita com a performance do varejo, que mesmo apresentando recuperação, o comportamento foi desigual. “Não tenho dúvidas de que a flexibilidade do Plano São Paulo, o compromisso do Governo Federal pelo auxílio emergencial, os juros mais baixos e a adaptação ao e-commerce, não podem ser esquecidos”, disse a vice-presidente da diretoria da ACE de Pompeia ao justificar o crescimento nas vendas.
Segundo Marineves da Silva Barros Souza, por outro lado, influíram negativamente como a queda do emprego, da massa de rendimentos e da confiança, como destacaram os economistas do Instituto Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que mostraram no trabalho realizado, que o varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, mostrou elevação de 1,6%. No acumulado do ano, houve recuos de 1,8% e 6,8%, respectivamente, enquanto em 12 meses, registraram-se crescimento de 0,2%, no primeiro caso, e queda de 1,9%, no segundo. No comparativo anual, se destacaram os setores supermercadista (com a maior influência positiva), seguido de móveis e eletrodomésticos, farmácias e bens de uso doméstico. “É natural que, com o isolamento social e o home office, esses novos comportamentos impulsionassem as compras de alimentos, bens duráveis e artigos de uso pessoal”, acredita.
De acordo com a pesquisa realizada, a queda mais intensa foi observada no ramo de confecções, constituindo a maior contribuição negativa. Além disso, artigos de escritório e informática também foram afetados negativamente. No varejo ampliado, as vendas de veículos seguem caindo, enquanto materiais de construção, novamente surpreenderam positivamente, na esteira das adequações para o trabalho à distância. “No geral, os dados mostram que são cada vez menores os impactos do isolamento social”, acredita a vice-presidente da associação comercial de Pompeia, que acredita na perspectiva de recuperação maior do que a esperada no começo do ano, com a flexibilização gradual das medidas de restrição - o que deverá minimizar a contração anual das vendas do varejo. “O fluxo de consumidores nas lojas ajudou muito”, disse com experiência própria.
HORÁRIO DO COMÉRCIO – Nesta fase amarela do Plano São Paulo no combate a Covid-19, tem novos horários neste mês de Setembro, quando as lojas estarão funcionamento em horário especial de atendimento nos próximos sábados: dia 12, será das 9 as 15 horas, enquanto que nos dias 19 e 26, o período de funcionamento será das 9 as 13 horas. No dia 17 de Setembro as lojas do comércio de Pompeia estarão fechadas.