20/08/2020
Associação Comercial festeja liberação para 8 horas
Rinaldo José Traskini, presidente da associação comercial de Pompeia, comemora avanço no horário de atendimento
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, festejou o anúncio do Governo do Estado de São Paulo que ampliou de 6 para 8 horas o limite de funcionamento dos negócios que operam em municípios que se encontram na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo, como é o caso de Pompeia. “O novo horário passa a valer a partir de sexta-feira, dia 21”, frisou o dirigente que espera a manutenção do horário no varejo paulista. “Estamos muito próximos de voltar aos horários antigos, mas nada impede o cuidado com o distanciamento, higienização constante e o uso permanente das máscaras faciais”, falou ao observar as melhorias para o comércio em geral com a ampliação dos horários. “Todos poderão funcionar por oito horas seguidas, ou fracionar a jornada ao longo do dia”, repetiu.
Um detalhe importante alertado pelo presidente da associação comercial pompeiana é que, independentemente do modelo de horário a ser seguido, os negócios só poderão permanecer abertos até às 22 horas. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patricia Ellen, o limite das 22 horas tem contribuído para evitar aglomerações. Assim, o governo paulista decidiu manter esse limite também nos municípios que eventualmente entrarem na fase 4 (verde). “Agora passa a fazer mais sentido, afinal, com o comércio funcionando oito horas a aglomeração será menor”, acredita Rinaldo José Traskini ao lembrar que mais de 80% dos municípios do estado estão na fase amarela, que permite aos negócios que operam com clientes atenderem até 40% da capacidade total. “Na fase verde, é possível atender até 60% da capacidade, nosso próximo objetivo”, falou ao repetir a necessidade de seguir os protocolos de higiene específicos para cada segmento.
O comércio da cidade de Pompeia tem respeitado as orientações de saúde pública e a associação comercial juntamente com a Prefeitura Municipal estão orientando os comerciantes de forma constante para que os índices de contaminação da Covid-19 não sejam considerados alarmantes e coloquem o município em uma situação mais complicada. “Se todos continuarem disciplinados poderemos avanças e vislumbrar melhorias para todo o varejo”, falou ao parabenizar comerciantes, comerciários e consumidores pelo respeito aos protocolos de proteção e as determinações do Decreto Estadual que regulamenta o exercício no comércio em geral.
O Coordenador do Centro de Contingência ao Coronavirus, José Medina, ressaltou que chegar a oito horas é o maior período possível de funcionamento de estabelecimento na fase amarela. Medina afirmou que aumentar este período só é algo a ser avaliado quando uma região chegar a fase verde. No momento, São Paulo tem 15 regiões na fase amarela, a que vem imediatamente antes da fase verde. “Precisamos trabalhar para que a nossa região chegue na fase verde”, falou Rinaldo José Traskini ao lembrar que a próxima reclassificação ocorre na sexta-feira.