12/08/2020
Comércio de Pompeia apresenta sinais de reação econômica
Rinaldo José Traskini e Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, avaliam comportamento do varejo em Pompeia
A celebração do Dia dos Pais no último final de semana apresentou sinais de reação econômica no comércio pompeiano, de acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, que esteve conversando com alguns lojistas que estiveram atentos quanto ao comportamento dos consumidores nos dias que antecederam as vendas para os pais no segundo domingo do mês. “Um bom número de comerciantes observou um grande volume de consumidores entre as lojas e vendas acima do normal na quarentena”, disse o dirigente que percebeu otimismo entre os comerciantes. “O ticket médio de vendas não foi baixo e muitos consumidores pesquisaram antes de comprar nas lojas de Pompeia”, falou ao apontar a preocupação com a pandemia por parte dos consumidores que investiram nas lojas da cidade, ao invés de buscar outros centros comerciais na região.
De acordo com Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial, muitos comerciantes perceberam que as pessoas ficaram na cidade e investiram nas lojas de Pompeia. “Além disso os programas governamentais de ajuda as famílias também influenciaram nas compras, reforçando o poder aquisitivo do pessoal”, disse a dirigente que também esteve conversando com vários comerciantes pompeianos avaliando a performance do varejo na celebração do Dia dos Pais, considerada a terceira melhor data para as vendas, perdendo para o Natal (Dezembro) e Dia das Mães (Maio). “A flexibilização ajudou muito, afinal, a liberação do horário e o relaxamento social, fizeram com que mais pessoas circulassem pelas ruas”, comentou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que relaciona uma série de comportamentos favoráveis para o comércio em geral, a justificativa para a melhoria nas vendas do varejo em período de quarentena. “De Abril até agora foi o melhor momento”, constataram os dois dirigentes da associação comercial.
Em números porcentuais a estimativa de crescimento é superior a 20% dentre o período de quarentena. “Não se deve comparar com um período normal de vendas”, disse Rinaldo José Traskini que também acredita que a volta do funcionamento de outras atividades e mais gente circulando pela cidade, as vendas do varejo foram beneficiadas. “O Dia das Mães e o Dia dos Namorados eram durante a quarentena, porém, em situações diferentes”, lembrou ao citar o Plano São Paulo que dividiu em fases o comportamento da população. “Desta vez as proibições eram menores e a liberação de dinheiro por parte do Governo Federal, principalmente, ajudou no aquecimento da economia”, opinou o presidente da associação comercial pompeiana. “O movimento foi intenso, mas dentro do que estabelece os protocolos de prevenção para comerciantes, comerciários e consumidores”, ressaltou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas.
Com a busca pela retomada da economia do comércio, tanto o presidente como a gerente da associação comercial local, destacam a importância da consciência nos cuidados necessários para se prevenir contra a Covid-19. “Máscaras faciais para todos, distanciamento regulamentar e higienização constante foram exigidos e cumpridos por todos”, garante Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que chegou a circular entre as lojas da cidade. “Continuando assim podemos esperar avanços”, acredita Rinaldo José Traskini que reforçou o pedido de atenção permanente por parte de todos os envolvidos. “Se continuarmos disciplinados podemos e devemos evoluir para a fase verde”, opinou ao desejar a liberação do horário de funcionamento para todo o comércio. “Estamos caminhando para isso”, torce.