Valdenice Valderramas, gerente administrativa da associação comercial, fala sobre a importância da consulta
Diante da dificuldade de promover mais vendas no varejo em geral, em razão da pandemia do Covid-19 que tem limitado as empresas em geral, a Associação Comercial e Empresarial de Pompeia tem disponibilizado aos comerciantes da cidade, uma ferramenta de consulta sobre o potencial de pagamento do consumidor que efetua compras através do crediário. “Nos dias de hoje não podemos errar nas vendas e correr o risco de não receber pelo produto ou serviço comercializado”, disse Rinaldo José Traskini, presidente da associação comercial pompeiana. “Com essa ferramenta as chances de inadimplência são mínimas e o comerciante passa a vender com mais segurança”, disse o dirigente ao apontar o portal eletrônico da associação comercial como o local para conhecer melhor sobre a ferramenta protetiva. “Através do site:
www.acepompeia.com.br comerciantes e consumidores poderão utilizar a avaliação de crédito em qualquer momento”, falou.
Para a gerente administrativa da associação comercial de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, antes de conceder o crédito, o comerciante que quiser ter mais segurança de que vai receber pelo produto ou serviço nas vendas parceladas, ou se o consumidor paga as contas em dia, ou se teve ou ainda tem dívidas e para quem mais ele está pedindo crédito, tudo isso é encontrado na ferramenta chamada “Score Boa Vista”, que ajuda a prever qual é o risco deste empréstimo. “O Score Boa Vista ajuda credores ao responder essas mesmas perguntas todos os dias, tornando os empréstimos mais rápidos, seguros e justos”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas. “Por isso, é muito importante entender como o Score Boa Vista é calculado”, falou a dirigente ao apresentar a nova ferramenta disponível.
Segundo a gerente administrativa da associação comercial de Pompeia o sistema busca informações sobre o comportamento de pagamento do cliente; a busca por crédito no mercado; e as informações cadastrais do consumidor. "A pontuação varia de 0 a 1.000 e quanto mais próxima de 1.000, melhor”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas. “O Score Boa Vista não é o único dado levado em consideração na hora da concessão de crédito. Outras informações também influenciam, de acordo com a política de cada empresa credora”, lembrou. “Para realizar o cálculo, são consideradas informações que vão desde a região onde o cliente mora, até a quantidade de títulos protestados que ele teve em um determinado período”, falou a gerente. “Cada uma dessas informações tem um peso na hora de definir a colocação como consumidor no score, sendo que algumas influenciam mais e outras menos”, acrescentou.
Além do comerciante o consumidor pode utilizar esta ferramenta para zelar pelo próprio cadastro. “O consumidor pode utilizar o sistema para saber como está o próprio cadastro e procurar melhora-lo conforme a informação recebida”, disse a dirigente da associação comercial ao notar que este serviço serve para ambos: comerciantes e consumidores. “Muitas vezes o crédito é negado, mas não é explicado”, comentou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas ao disponibilizar o sistema no portal da entidade pompeiana. “A inadimplência é um problema grave para o lojista, por isso todo cuidado é pouco”, aconselhou ao pedir o máximo de atenção possível, ao conceder crédito, pois, neste período de pandemia não se deve correr riscos exagerados. “Vender sem consultar é um dos maiores riscos para o lojista”, falou.