09/03/2020
Associação Comercial orienta comerciantes sobre uso
Rinaldo José Traskini, presidente da associação comercial, convida comerciantes para conhecerem o Cadastro Positivo
Os comerciantes da cidade de Pompeia estão sendo convidados pela diretoria da Associação Comercial e Empresarial da cidade, para participarem de um encontro na sede da entidade, dia 10, terça-feira, as 18h30, sobre o Cadastro Positivo. “Vamos mostrar a importância dos estabelecimentos comerciais serem fonte de informação”, disse o presidente da instituição, Rinaldo José Traskini, que acredita na presença de um bom número de comerciantes interessados. “Mostraremos, também, como utilizar essa nova ferramenta de consulta que ajudará bastante nas vendas a prazo, ou pelo crediário”, completou o dirigente pompeiano que já emitiu convite para os associados interessados. A entrada é gratuita e precisa reservar vaga através de agendamento na secretaria da associação comercial.
O consultor comercial da Boa Vista Serviços, Deivid Campos, será o responsável pela orientação aos participantes, que poderão esclarecer uma série de dúvidas sobre o novo banco de dados, que está em vigor conforme a Lei de nº 12.414/2011, alterada pela Lei Complementar nº 166/2019 que trata de informações referentes aos bons pagadores, que contém detalhes sobre compromissos financeiros e pagamentos relativos às operações de crédito e aos serviços continuados dos consumidores. “Este Cadastro Positivo tem a finalidade de democratizar o acesso às informações sobre o crédito, aumentando a concorrência no Sistema Financeiro Nacional, e assim, beneficiar os consumidores e empresas”, disse o presidente da associação comercial de Pompeia, Rinaldo José Traskini. “Este novo momento do mercado financeiro, traz mais segurança às pessoas naturais ou jurídicas que concedem créditos ou realizam operações comerciais, a prazo ou não”, falou. “A expectativa é que esta medida possibilite o acesso de muitos brasileiros ao mercado de crédito”, acredita o dirigente.
Com o Cadastro Positivo fortalecido as empresas poderão trabalhar com a informação no sentido de tomar a melhor decisão, sendo mais assertiva, analisando todo o contexto que o prospecto está inserido, com informações de todos os segmentos, avaliando o comportamento financeiro positivo e negativo. “Será possível avaliar com maior exatidão os compromissos das empresas no mercado”, disse Rinaldo José Traskini, ao acreditar no aquecimento dos diversos setores e inserção de mais consumidores no mercado de crédito. “O lojista trabalhará com a informação dos melhores pagadores e com as informações restritivas no varejo, ou seja, vendas futuras com mais segurança”, acrescentou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial de Pompeia, ao defender o Cadastro Positivo e as atuais consultas ao SCPC restritivas. “O poder de avaliação do lojista será mais ampla e segura”, defendeu a dirigente pompeiana.
A associação comercial começará a entrar em contato com todos os associados da entidade oferecendo a possibilidade de participarem como “Identificação de Fonte”, junto ao Cadastro Positivo que está em formação. De acordo com o presidente da entidade, os atendentes da associação comercial ligarão para todos, apresentando o “Questionário” para, em seguida, apresentar a “Declaração de Fonte do Cadastro Positivo”, quando após a análise da documentação, a empresa passa a fazer parte do sistema de informação sobre os “bons pagadores”. “Neste primeiro momento vamos nos dedicar a ter o maior número possível de lojas da cidade que atuarão como fonte”, disse a gerente ao mostrar o trabalho inicial da entidade.