05/02/2020
Associação Comercial articula Instituto Talentos em Pompeia
Reunião realizada na sede da associação comercial de Pompeia avançou nos programas com o Instituto Talentos
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia já iniciou entendimentos com empresas e com a Prefeitura de Pompeia, a possibilidade de desenvolver atividades com o Instituto Talentos, para realizar a integração dos jovens ao mercado de trabalho. “O Instituto Talentos é uma organização sem fins lucrativos que atua nacionalmente no desenvolvimento e gerenciamento de programas de estágio, e de aprendizagem, inclusive envolvendo pessoas com deficiência”, disse o presidente da associação comercial pompeiana, Rinaldo José Traskini, depois de encontro realizado na sede da entidade com representantes do instituto, da prefeitura e de algumas empresas interessadas. “Essa possibilidade existe e a associação comercial tem condições de oferecer esta condição ao empresariado local”, avisou o dirigente.
A parceria com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) permite que as associações comerciais implantem e operem esses programas nos municípios, oferecendo soluções integradas e eficazes para o completo atendimento da necessidade das empresas associadas, seja através do Programa de Estágio, com base na Lei Federal 11.788/2008, ou então pelo Programa Aprendiz de Talento, com base na Lei Federal 10.097/2000. “Seja para estágio ou para menor aprendiz, o Instituto Talentos, com a associação comercial, podem oferecer suporte para as empresas e para a Prefeitura Municipal, fortalecendo o mercado de trabalho”, disse a gerente administrativa da associação comercial de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, que participou dos encontros realizados.
Afonso Lamounier de Moura, do Instituto Talentos, esteve na sede da associação comercial de Pompeia e explicou detalhes da parceria firmada com a Facesp. “Com a implantação do Programa de Estágio, é possível contratar estudantes a partir de 16 anos, para atuarem em atividades compatíveis com a área de formação, sem vínculo empregatício”, disse Rinaldo José Traskini. “O estágio facilita a profissionalização, dando a chance ao estudante de aplicar na prática os conhecimentos teóricos obtidos no ambiente escolar, e permite à empresa desenvolver novos talentos”, completou o dirigente entusiasmado com essa mão de obra qualificada. “O mercado sente a falta de pessoas capacitadas”, garantiu o empresário. “Já o Programa Aprendiz de Talento tem como principal objetivo a formação profissional de jovens entre 14 e 24 anos”, acrescentou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas. “Ao contratar um aprendiz, além de cumprir a cota exigida pela legislação, a empresa propicia a geração de renda ao jovem, dando-lhe a oportunidade de transformar a realidade social em que vive por meio do trabalho”, completou a gerente, ao lembrar que o Programa Talentos Eficientes já contempla o cumprimento da legislação que estabelece cota obrigatória para empresas com 100 (cem) ou mais empregados.
Os interessado em adquirirem mais detalhes sobre esta parceria devem entrar em contato com a secretaria da associação comercial e agendar um atendimento, para pessoalmente, receber mais explicações sobre os três programas disponíveis com o Instituto Talentos, numa parceria com a Facesp. “A reunião com a Claudia Gomes da Silva Oliveira Bento e com a Camila Peloi foi muito produtiva e acredito que a Prefeitura será uma das beneficiadas desta parceria”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas entusiasmada com a possibilidade de desenvolver os programas em Pompeia.