27/01/2020
Associação Comercial mantém certificação desde 2012
Desde 2012 a associação comercial de Pompeia é normatizada com a ISO9001, conseguindo sete renovações seguidas
A Associação Comercial e Empresarial de Pompeia conseguiu a manutenção da normatização ISO9001:2015 pelo sétimo ano consecutivo depois de iniciar os procedimentos com base na certificação mundial de gestão em 2012, conseguindo a renovação da certificação anualmente. O auditor Jorge Cruz, da certificadora APCER, apresentou os relatórios de análise e exigência, ao acompanhar através de auditorias interna e externa todo o procedimento de gestão desenvolvido pela entidade. “Conseguir a normatização até que não é difícil, e sim a manutenção é mais problemática”, elogiou Rinaldo José Traskini, presidente da associação comercial de Pompeia, feliz com a conquista. “Um trabalho coeso entre a diretoria, funcionários e associados”, parabenizou o dirigente pompeiano que acompanhou parte dos procedimentos realizados pelo auditor.
De acordo com Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial, o trabalho de renovação da normatização ISO9001:2015 é detalhista, afinal, o auditor acompanha todo o sistema de gestão, verificando os resultados através de amostragem. “Temos estabelecidos alguns pontos importantes e necessários para o nosso trabalho de excelência e criamos as metas próprias que estamos atingindo e crescendo ao mesmo tempo”, explicou a dirigente que vem acompanhando o processo de normatização desde a implantação em 2012. “No primeiro ano foi mais difícil, e de lá para cá foram sete renovações seguidas, inclusive uma com mudanças estruturais da versão 2015”, recordou a gerente administrativa da associação comercial.
A série ISO9000 é uma concentração de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que podem, se desejarem, certificar os sistemas de gestão através de organismos de certificação. Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas. Empresas de diversos segmentos empresariais que contam com a Certificação ISO9001 passam a oferecer: Melhora na qualidade dos produtos ou serviços; Atrai novos consumidores; Aumenta a margem de competitividade; Agrega confiança ao negócio; Diminui a possibilidade de erros; Reduz custos de negócio; Torna produtos compatíveis; Atende a regulamentos técnicos; Facilita a exportação de produtos e Aumenta chances de sucesso.
De acordo com o vice-presidente da entidade, Chikao Nishimura, nos dias de hoje empresas e entidades que são normatizadas, levam vantagem de outros similares, em virtude de que o modelo de gestão é confiável e com resultados positivos. “Entre uma empresas e outra, ou entidade que conta com a ISO9001 e a que não conta, qualquer pessoa dará preferência para aquela que é normatizada”, falou com experiência empresarial. “A preferência sempre será por aquela que zela pela gestão administrativa”, resumiu Marineves da Silva Barros Souza, coordenadora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da associação comercial, que acompanha a renovação da certificação por parte da entidade associativa há muitos anos. “Isso é algo muito sério”, falou ao parabenizar a todos os envolvidos.