20/01/2020
Associação Comercial orienta como registrar débito no sistema
Valdenice Valderramas e Marineves Barros Souza, ambas da associação comercial de Pompeia, falam do SCPC
Com o objetivo de ampliar e facilitar o registro de débito no comércio da cidade de Pompeia, a Associação Comercial e Empresarial de Pompeia está orientando os comerciantes associados para que se concentrem em alguns detalhes no sentido de registrarem os débitos existentes junto ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da entidade pompeiana. “Ao registrar os débitos existentes as chances de um acordo são maiores”, acredita o presidente da entidade associativa, Rinaldo José Traskini, que considera importante o registro. “Além de ajudar outros comerciantes a evitarem a inadimplência”, acrescentou o dirigente que verificou nos dados levantados pelo órgão de consulta uma diferença de (-) 30% menor entre os anos de 2018 e 2019 diante das consultas ao sistema de proteção ao crédito local.
 
Em 2019 foram realizadas somente 2.810 consultas de CPFs enquanto que em 2018 foram realizadas 3.993 consultas. “Queremos que em 2020 as consultas sejam maiores, e isso precisa ser feito a partir do momento que os comerciantes registrem mais dívidas no sistema”, falou a coordenadora do SCPC da associação comercial de Pompeia, Marineves da Silva Barros Souza, que faz algumas orientações como: Não negativar menores de idade; Não negativar se o documento comprobatório não estiver assinado pelo devedor; e confirmar todos os dados do devedor no ato da inclusão do cadastro. “O cadastro deve estar sempre no nome do responsável e assinado por ele”, reforçou Marineves da Silva Barros Souza que já esteve como presidente da associação comercial.
 
Outra orientação por parte da associação comercial é de que o lojista deve tomar muito cuidado no relacionamento com o inadimplente. “Existem alguns detalhes na lei que o comerciante deve se informar”, alertou a coordenadora do SCPC de Pompeia. “O constrangimento público, a cobrança no horário de serviço, e nas mídias sociais em geral devem ser evitadas ao máximo”, falou ao chamar a atenção dos comerciantes para pequenos detalhes que podem se transformar em grandes aborrecimentos. “São cuidados que o lojista deve ter, pois, a lei preserva o inadimplente em alguns casos em que o lojista não deve vacilar”, alertou.
 
Outro aspecto que o comerciante tem que se preocupar é quanto ao acesso aos dados do SCPC na associação comercial. Muitas vezes esta informação fica com um determinado funcionário, que por alguma razão é trocado, e a senha e o login devem ser trocados de imediato, e para isso devem entrar em contato com a associação comercial para as devidas alterações. “Já existiram casos embaraçosos que poderiam ter sido evitados”, recordou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial. “Quando houver troca de funcionário neste setor, é prudente comunicar a associação comercial e efetuar a troca das senhas de acesso”, orientou a dirigente como forma de facilitar o acesso e evitar transtornos para a loja e para a associação comercial.

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