26/11/2019
Lojistas de Pompeia discutem horário de atendimento de 2020
Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, prepara material para a assembleia geral sobre calendário de 2020
Está marcada para o próximo dia 04 de Dezembro, quarta-feira, as 18h30, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, a assembleia geral extraordinária, para a definição do calendário de funcionamento das lojas no comércio pompeiano, para a temporada de 2020, quando serão discutidos todos os feriados: nacional, estadual e municipal, além das datas especiais e principalmente o mês de Dezembro, relativo ao Natal do ano que vem. “Procuramos fazer essa discussão de forma antecipada para que todos saibam quando e que horas as lojas estarão funcionando durante os 12 meses do próximo ano”, disse o presidente da associação comercial, Rinaldo José Traskini, convocando os associados para participarem da definição do próximo calendário. “O momento de discutir é esse, pois, uma vez definido todos cumprirão”, explicou o dirigente ao mostrar a importância do encontro programado.
A presença do lojista é importante para opinar quanto a abertura e fechamento das lojas durante o próximo ano. “Existem sexta-feira que abriremos a noite e existirão dias úteis que fecharemos”, alertou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da associação comercial local, ao lembrar que a decisão é soberana e todos os lojistas respeitarão o calendário. “Aquele que quiser abrir em qualquer dia e horário está livre para decidir, porém, deve cumprir com todas as obrigações do dissídio coletivo de trabalho”, alertou Rinaldo José Traskini, ao apontar a assembleia como instrumento legal de funcionamento. “A Lei da Liberdade Econômica permite o funcionamento e fechamento em qualquer dia”, falou. “Quem decide e quem se responsabiliza por isso é o comerciante”, frisou.
De acordo com a gerente administrativa da associação comercial de Pompeia, por ser 2020 um ano bissexto, com 366 dias, o ano que vem terá nove feriados nacionais prolongados, com datas que cairão em sextas e segundas, ou terças e quintas, passíveis de emendar com o fim de semana. “Precisamos conversar e avaliar, afinal muitos consumidores darão aquela escapada da rotina e viajar”, reconhece a dirigente pompeiana. Todas as datas que caíram aos sábados ou domingos neste ano, no próximo serão ao longo da semana. É o caso dos feriados de Tiradentes (21 de abril), Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro).
A quantidade de oportunidades de emendar é quase o dobro do que o brasileiro teve em 2019, com apenas cinco feriadões. Em alguns estados e municípios, esse número pode ser ainda maior, com datas comemorativas regionais, como aniversários das cidades. Em São Paulo, por exemplo, 25 de janeiro, quando se comemora o aniversário da capital, é dia de folga. “A primeira folga do próximo ano é o Carnaval, ponto facultativo, que cai numa terça-feira, 25 de Fevereiro”, apontou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que prepara o material a ser apresentado na assembleia, quando cada mês será analisado, e em alguns casos os finais de semana, e também os dias especiais e a abertura a noite. “É comum que as empresas deem descanso para os funcionários, mas há quem trabalhe na segunda-feira. O primeiro feriado do ano, 1º de janeiro, cai na quarta-feira”, opinou a dirigente que está acostumada com os debates e as discussões sobre abrir e fechar as lojas em datas comemorativas.