19/11/2019
Lojas de Pompeia abrem até as 22 horas na sexta-feira
Lojas do comércio da cidade de Pompeia estarão abertas no período da noite, na próxima sexta-feira, dia 29
As lojas do comércio da cidade de Pompeia estarão abertas na sexta-feira, dia 29, até as 22 horas, quando os lojistas estarão em campanha promocional com a tradicional “Black Friday”, conforme o calendário de abertura especial do varejo pompeiano, decidido em assembleia geral realizada no ano passado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia. “Quase nove em cada dez empresários (86%) esperam que as vendas da Black Friday de 2019 sejam iguais ou maiores do que as do ano passado”, disse o presidente da associação comercial local, Rinaldo José Traskini, ao verificar recente pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC. “Esta data entrou em nosso calendário comercial e está ganhando força a cada ano”, reconhece o dirigente que está animado com as vendas deste ano.
De acordo com a pesquisa realizada ao todo, 39% dos comerciantes pesquisados esperam que o faturamento com a data seja superior ao de 2018, enquanto 53% estimam que a receita seja igual e 8%, que seja menor. “Por isso a cidade de Pompeia estará com as lojas abertas no período da noite”, avisou o dirigente ao ressaltar o calendário definido pelos comerciantes da cidade. “O consumidor está aguardando esta oportunidade”, disse o dirigente pompeiano, que verifica um maior otimismo entre os empresários da Indústria e dos Serviços. Em ambos os setores, a expectativa de 57% é de aumento no volume de vendas, enquanto 28% e 31%, respectivamente, projetam resultado igual ao de 2018. No Comércio, por outro lado, 44% dos empresários esperam crescimento nas vendas, enquanto 39% enxergam um volume igual ao do ano anterior.
Para a gerente administrativa da associação comercial de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, a “Black Friday” a cada ano está crescendo e não se surpreenderá se o volume de vendas chegar a ser maior do que no Dia das Mães, o segundo melhor período de vendas do varejo durante o ano. “Superar o Natal acho pouco provável, porque o Natal é um período de vendas com mais dias”, comparou. “Mas nos meses de Maio (Dia das Mães), Agosto (Dia dos Pais) e Outubro (Dia das Crianças), a Black Friday ainda vai superar nos próximos anos”, acredita a dirigente que reconhece vendas maiores do que o Dia dos Namorados (Junho). “A época da Black Friday é propícia, tanto que os lojistas utilizam as vendas para preparar a equipe já para o Natal, que começa na semana seguinte”, disse a gerente administrativa da associação comercial pompeiana.
Com relação ao faturamento, o mais otimista é o setor de Serviços, com 44% dos empresários esperando aumento na comparação com 2018. No Comércio e na Indústria, 39% esperam crescimento. O principal recurso das empresas para aumentar as vendas deve ser a concessão de descontos, mencionada por 55% dos empresários. Outros 30% vão facilitar o pagamento, oferecendo a opção de parcelamento, e 15% pretendem realizar promoções nos moldes do “leve dois e pague um”. Segundo o levantamento, 25% dos empresários pretendem fazer estoque extra de produtos para a Black Friday e 13% vão contratar mais mão de obra para a data.
A pesquisa da Boa Vista ouviu 800 empresários de micro, pequenas, médias e grandes empresas da Indústria, Comércio e Serviços entre setembro e outubro. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais para cima e para baixo. O grau de confiança da pesquisa é de 95%.