12/09/2019
Comerciantes de Pompeia decidem mudar calendário
Assembleia realizada na sede da associação comercial decidiu mudar o feriado municipal do dia 17 para o dia 23
Os comerciantes que participaram da assembleia geral extraordinária convocados pela Associação Comercial e Empresarial de Pompeia para decidirem sobre o calendário especial de funcionamento do comércio varejista da cidade entre os dias 17 e 23 de Setembro, resolveram modificar a decisão estabelecida no ano passado que fixou o fechamento das lojas no dia 17, terça-feira, em virtude do aniversário da cidade. “Por unanimidade as lojas do comércio de Pompeia estarão abertas neste dia”, anunciou o presidente da associação comercial, Rinaldo José Traskini, ao contabilizar os votos favoráveis. “Dia 23, segunda-feira, as lojas estarão fechadas”, completou o dirigente sobre a decisão tomada pelos comerciantes, que discutiram o assunto em pouco menos de 60 minutos. “Vamos trocar a condição do feriado, e neste sentido, não haverá prejuízo legal para os comerciantes”, explicou o presidente da entidade, que ficou surpreso com a decisão tomada de forma rápida e unânime.
A decisão dos comerciantes foi acompanhada pela prefeita Isabel Cristina Escorce Januário, “Tina Januário”, que através do decreto municipal 5.347 de 10 de Setembro de 2.019, alterou o feriado do dia 17 para o dia 23. “Isso ajudará muito, afinal, ficaria estranho o comércio com as lojas fechadas e as repartições públicas e bancárias funcionando normalmente, bem como as escolas públicas”, comentou o presidente da associação comercial, Rinaldo José Traskini, ao elogiar a ação da Prefeita Tina Januário pela assinatura do decreto municipal. “Desta forma muda-se o nosso calendário de funcionamento do comércio de Pompeia sem qualquer tipo de prejuízo para quem quer que seja”, festejou o dirigente que se encontrava bastante preocupado com os possíveis transtornos que poderiam acontecer, com a mudança apenas dos comerciantes.
De acordo com Rinaldo José Traskini caso não fosse decretada a transferência do feriado municipal, o comércio e a indústria, e até mesmo os prestadores de serviço, ficariam numa situação bastante delicada. “Imagine como o fornecedor se sentiria, entregando uma mercadoria e a loja fechada?”, questionou o presidente da associação comercial que começou a receber uma série de questionamentos sobre a decisão tomada pela assembleia. “Com a decisão oportuna da prefeita Tina, tudo foi resolvido e acomodado sem qualquer tipo de prejuízo”, apontou ao fazer o anúncio da mudança do calendário para que consumidores, comerciantes e comerciários sejam informados da alteração. “Agora é preciso informar todo mundo que o calendário mudou”, disse o dirigente da associação comercial ao pedir para que todos os envolvidos tomem a iniciativa de avisar os mais próximos de que no próximo dia 17, terça-feira, as lojas do comércio de Pompeia, e todas as repartições públicas e bancárias, estarão funcionando normalmente.
A justificativa dos comerciantes que se mobilizaram e pediram a assembleia geral extraordinária na associação comercial de Pompeia para a mudança do calendário foi de que a “Festa de Peão de Boiadeiro”, que faz parte das comemorações de aniversário da cidade, que acontecerá no final de semana, em que o encerramento será dia 22, deve atrair centenas de pessoas da região e movimentará a cidade de forma intensa nos dias anteriores, em que as lojas estarão bem movimentadas. “E a segunda-feira, dia 23, de acordo com esses comerciantes, será um dia bastante fraco de movimento na cidade”, argumentou Rinaldo José Traskini, ao conversar com alguns comerciantes defensores da troca.