23/08/2019
Mulheres Empreendedoras se mobilizam em Pompeia
O grupo das mulheres empreendedoras de Pompeia já surgiu, agora a mobilização é para o fortalecimento do conceito
Com o objetivo de organizar um grupo de mulheres as se capacitarem melhor no empreendedorismo, a Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, em conjunto com o Escritório Regional do Sebrae e a Prefeitura Municipal querem organizar um grupo feminino no sentido de desenvolverem um trabalho que explorarem o potencial empresarial das mulheres pompeianas. “Estamos formando um grupo para desenvolver ações com este propósito”, disse o presidente da associação comercial local, Rinaldo José Traskini, ao tomar conhecimento do interesse de um grupo de mulheres que está se mobilizando para este fim. “Uma iniciativa que vem prosperando em diversas cidades do centro-oeste paulista, e que tem tudo para dar certo também em Pompeia”, festejou o dirigente que acredita no sucesso da ação local. “Existe a possibilidade, a condição e principalmente o desejo”, apontou.
De acordo com o presidente da associação comercial de Pompeia a ideia do grupo feminino não é para ser um grupo social e sim um grupo voltado para as questões de gestão e administração. “Recentes pesquisas mostram que ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% as chances de uma empresa ter desempenho financeiro acima da média”, disse o dirigente pompeiano ao verificar que no Brasil, as mulheres são maioria dos estudantes de ensino superior e representam 60% dos brasileiros que já concluíram uma faculdade. “Nos Estados Unidos, há três décadas, as mulheres constituem a maioria dos alunos em universidades”, falou ao mostrar o quanto elas ocupam espaço no conhecimento acadêmico e em breve ocuparão espaço no mundo empresarial, também. “É uma questão de tempo”, falou com segurança. “Infelizmente nas empresas brasileiras, as mulheres ocupam apenas 16% dos cargos de liderança, acrescendo-se a isso o fato de que as executivas ganham 6,2% menos do que seus correspondentes do sexo masculino”, lamentou ao perceber a necessidade da união entre elas para reverter o quadro.
A criação do Conselho da Mulher Empreendedora em Pompeia terá o primeiro passo no próximo dia 28, quarta-feira, as 9 horas, na sede da associação comercial de Pompeia, em que a participação é livre a qualquer interessada. “Estamos convidando algumas pessoas para participarem, mas está aberto para qualquer mulher empreendedora que tenha interesse em fazer parte, associada ou não da associação comercial”, disse Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da entidade associativa. “Neste primeiro encontro vamos conhecer como é o funcionamento do conselho em Marília com a presença da coordenadora do grupo mariliense, a Flávia Mascarin, que nos esclarecerá de como devemos nos proceder como conselho”, falou a dirigente de Pompeia que acompanhará o grupo a ser formado, que será assessorado pelo Sebrae e por integrantes da Prefeitura Municipal, que serão apoiadores.
Recentemente a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Ana Claudia Badra Cotait, esteve em Pompeia e fez uma prévia do potencial do futuro conselho feminino pompeiano. “Quando uma mulher acredita no próprio potencial ela não muda somente a realidade da família”, disse a dirigente paulistana. “Muda também, de toda a sociedade”, disse a esposa do presidente da Facesp, Alfredo Cotait. “A mulher empreendedora trabalha para que haja um contínuo desenvolvimento e trata os clientes e os funcionários como a extensão da família”, disse em audiência com a prefeita de Pompeia, Tina Januário, que considera a iniciativa como positiva para a cidade.