05/08/2019
Evento mostra a importância do setor jurídico na empresa
Questões jurídicas foram apresentada e discutidas com empresários na sede da associação comercial
Evento realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, com o especialista em Direito Tributário, Hamilton D. Ramos Fernandes, realizado na sede da entidade, foi considerado pelos participantes, como oportuníssimo, afinal, são poucas as empresas que valorizam o setor jurídico necessário num estabelecimento empresarial. “Com a assessoria de um profissional do direito na empresa, é possível economizar e lucrar, diante das oportunidades que surgem na área comercial”, disse o presidente da associação comercial pompeense, Rinaldo José Traskini, que também considerou o encontro válido e se surpreendeu com a qualidade do encontro, diante das colocações apresentadas. “Tenho a absoluta certeza de que muita gente se surpreendeu com a quantidade e qualidade das informações apresentadas”, elogiou o dirigente de Pompeia.
Durante pouco mais de 60 minutos a exposição seguida de interação com os participantes mostrou que o empresariado em geral deve se preocupar com os contratos firmados pela empresa, os acordos trabalhistas realizados, a questão dos clientes insatisfeitos, a prevenção de problemas e a presença de um profissional do direito na empresa, que foram alguns dos detalhes apresentados neste encontro aberto para associados ou não, de forma gratuita. “Além desses detalhes, o nosso convidado tocou em temas como: a importância do planejamento na área tributária, e a possibilidade de reduzir a carga tributária dentre outros assuntos”, acrescentou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompeia, que também considerou o encontro proveitoso em todos os sentidos.
Para Rinaldo José Traskini o empresário precisa ter uma atenção muito grande com contratos assinados com os fornecedores. “Jamais assine um contrato sem ter a certeza de que entendeu todos os detalhes e de que não haverá prejuízos em caso de desistência ou encerramento imprevisíveis”, falou o dirigente pompeiano que ouviu atentamente as orientações do especialista convidado. “Um contrato de trabalho bem formulado, visando a especialidade da atividade empreendida, bem como detalhes da região, modo de trabalho e quaisquer outras especificidade que a atividade exija, com certeza, evitará processos trabalhistas e, assim, evitará condenações absurdas que desestruturam a saúde financeira da empresa”, acrescentou o presidente da ACE de Pompeia, ao afirmar que as ações trabalhistas ainda tem sido um verdadeiro calo no sapato dos empresários. “Diante de uma justiça altamente tendenciosa e de um lei desatualizada é importante estar atento aos mínimos detalhes do contrato”, enfatizou.
Erros no atendimento ou no produto entregue podem causar processos de reparação de danos. “Para o empresário evitar isso e até planejar melhor a rotina de trabalho é aconselhado que redija contratos com o cliente que vislumbrem todas as especialidades do produto, sem deixar de abordar as cláusulas penais para descumprimento e situações em que o cliente não honrará o pactuado”, aprendeu Rinaldo José Traskini ao tomar nota de todas as dicas apresentadas por Hamilton D. Ramos Fernandes. “Conheço algumas empresas que simplesmente decidiram encerrar as atividades pelo grande número de ações judiciais”, afirmou o dirigente pompeiano ao destacar o Código de Defesa do Consumidor como sendo outro ponto a ser observado com muita cautela pelo empresário.