31/07/2019
Comércio se prepara para as vendas especiais
Rinaldo José Traskini, presidente da ACE de Pompeia, animado com as vendas em agosto, com o Dia dos Pais
As lojas do comércio da cidade de Pompeia já iniciaram os preparativos visando as vendas do mês de agosto que tem o Dia dos Pais como o principal atrativo, sendo considera o quarto melhor período de vendas, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças. “Os lojistas estão animados e com boa expectativa de vendas”, afirmou o presidente da associação comercial pompeiana, Rinaldo José Traskini, ao conversar com alguns deles e observar “Pesquisa Perspectiva Empresarial – Dia dos Pais”, elaborada pela Boa Vista, ao longo dos meses maio e junho, com cerca de 500 empresários, de todo o país. “43% dos empresários pretendem facilitar o pagamento como a principal estratégia para chamar a atenção do consumidor e assim impulsionar as vendas nesta data comemorativa”, afirmou o dirigente que é do ramo automotivo e que tem nesta data boas expectativas de vendas melhores.
De acordo com o trabalho realizado pela Boa Vista SCPC, 76% dos empresários esperam que as vendas para o Dia dos Pais em 2019 sejam iguais ou superiores as que do ano passado. Destes, 42% ainda se dizem realmente confiantes no aumento de vendas. Em relação à contratação de mais mão de obra para trabalhar ao longo do período que antecede a data comemorativa, 15% confirmaram que irão sim contratar outros funcionários. Percentual que sobe para 29%, entre os mais otimistas. “Isso é uma realidade, afinal, o segundo semestre do ano é sempre melhor para as vendas do que o primeiro”, afirmou o experiente comerciante que também enxerga com otimismo as vendas de 2019.
Para os empresários menos otimistas, ou seja, aqueles que esperam vendas menores este ano na comparação com o Dia dos Pais de 2018, 41% acreditam que elas representarão menos de 1% do faturamento total de 2019. Já entre os empresários mais otimistas, a maioria (31%) acredita que as vendas da data representarão de 5% a 15% da receita anual. Por último, entre os que acham que as vendas serão iguais, 37% afirmam esperar que as vendas representem de 1% a 5% do faturamento de 2019. “O interessante é que 43% afirmaram que irão facilitar o pagamento, ou seja, disponibilizar opção de pagamento parcelado das compras”, apontou Rinaldo José Traskini. Em seguida, 41% informaram que irão oferecer descontos nos produtos e, por fim, para 16%, a criação de promoções, como compre dois e pague um, por exemplo, também será válida.
A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Dia dos Pais, desenvolvida pela Boa Vista, foi feita entre os meses de maio e junho de 2019, de forma quantitativa, com mais de 500 respondentes, representantes de empresas clientes e do mercado em geral, dos principais setores (comércio, indústria e serviços) e dos segmentos micro, pequenas, médias e grandes empresas. Para a leitura dos resultados é preciso considerar 4% de margem de erro e 95% de grau de confiança. “A capital paulista concentra o maior número de lojista na América Latina, por isso serve de parâmetro para a tendência do varejo brasileiro”, ressaltou Rinaldo José Traskini que constantemente acompanha os dados estatísticos relacionados ao comércio em geral.