15/05/2019
ACE de Pompeia realiza capacitação interna
Funcionárias da ACE de Pompeia dedicaram tempo para uma capacitação interna visando alinhamento de ideias e atitudes
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, promoveu recentemente treinamento de capacitação com os funcionários da entidade, como forma de realinhar pensamentos, ações e comportamentos. Segundo o presidente da entidade, Rinaldo José Traskini, é importante que haja interação, harmonia e compreensão entre os funcionários para o desenvolvimento dos serviços necessários aos associados. “Somos uma das poucas associações comerciais no Brasil com a normatização ISO9001 que nos obriga a ter excelência na qualidade no atendimento e na realização do nosso trabalho”, disse o dirigente satisfeito com o encontro realizado, através da consultora Adriana Cirilo Montoro Ramalho, do Escritório Regional do Sebrae de Marília. “Foi importante, preciso e agradável”, resumiu o dirigente pompeiano que pretende realizar encontros periódicos neste sentido.
Durante a exposição que fez, a consultora do Sebrae procurou questionar alguns pontos importantes do relacionamento humano, principalmente no esclarecimento de conceitos importantes para a boa convivência pessoal como profissional. “Conversamos bastante, participamos de algumas dinâmicas e fizemos algumas reflexões de assuntos que conhecemos, mas que o dia a dia nos faz esquecer”, comentou Adriana Cirilo Montoro Ramalho que tocou em questões como: autoestima, paradigmas, trabalho em equipe, motivação, necessidades pessoais, visão sobre a empresa, imagem, o cliente interno, o cliente externo, comunicação, dentre outros temas. “O importante é a pessoa despertar para questões que normalmente não pensamos, mas que influenciam em nosso comportamento de maneira natural”, disse a especialista.
Para a gerente administrativa da ACE de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, o encontro foi muito oportuno e normalmente acontece sempre no primeiro semestre do ano de forma interna. “Não é a primeira vez que realizamos atividade semelhante, por acharmos importante este tipo de análise em grupo”, comentou a gerente administrativa da associação comercial de Pompeia que sempre quando possível insere as funcionárias da entidade nas atividades realizadas para os empresários associados, quando envolvem reflexões sobre comportamento interno e externo. “Estamos constantemente participando de atividades parecidas que ajudam muito em nossa convivência e na produção do nosso trabalho”, defendeu Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas ao convocar as sete funcionárias diretas nos atendimentos da entidade.
De acordo com Adriana Cirilo Montoro Ramalho somente clientes internos satisfeitos e comprometidos com o sucesso da empresa são capazes de satisfazer e envolver clientes externos. “Desta maneira os objetivos são alcançados mais rapidamente de forma prazeroso”, completou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que acredita na conscientização dos funcionários sobre o que são e o que fazem, como ferramentas de melhoria plena. “Só se alcança o pleno êxito quando se incorpora à cultura organizacional”, defendeu a consultora ao mostrar a importância de se ter a consciência de que o cliente é fundamental para qualquer trabalho. “O cliente não depende de nós. Nós é que dependemos dele”, afirmou a facilitadora ao dizer que 68% dos clientes estão insatisfeito com o atendimento em geral, e por isso trocam de fornecedores ou compram em outro local. “Dai a importância de se ter a consciência da própria importância dentro do sistema da instituição”, disse a consultora do Sebrae.