10/05/2019
Lojas abertas até as 17 horas em Pompeia
Lojas do comércio de Pompeia estão preparadas para as vendas do Dia das Mães, segundo a associação comercial
Depois de ficar pela primeira vez no ano funcionando até as 22 horas na sexta-feira, dia 10, as lojas do comércio de Pompeia ficam abertas no sábado, dia 11, até as 17 horas, como sempre acontece ao anteceder uma data importante para o comércio em geral, como é o caso do Dia das Mães, considerado o segundo melhor período para as vendas em geral, perdendo apenas para o Natal. “As lojas funcionam até o final do dia, exatamente para proporcionar aos consumidores, tempo suficiente para presente a pessoa mais significativa em nossas vidas”, disse Rinaldo José Traskini, presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, ao falar sobre a abertura especial das lojas pompeenses neste final de semana. “Nossas lojas estão preparadas para um atendimento especial e preços convidativos”, acredita o dirigente da associação comercial.
Neste mês de maio as lojas estão com funcionamento especial principalmente nos dois primeiros sábado, quando o funcionamento foi até as 17 horas, dia 11 e até as 15 horas no dia 04, ficando para os dois próximos, dias 18 e 25, com atendimento das 9 as 13 horas. “Isto foi decidido em assembleia geral extraordinária realizada no ano passado quando foi definido o calendário de toda a temporada de 2019”, recordou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompeia ao justificar os horários de funcionamento de todos os sábado do mês de maio, considerado o segundo melhor período para o varejo em geral, perdendo apenas para o Natal. “Houve o dia primeiro de maio, quarta-feira, em que as lojas ficaram fechadas”, lembrou a dirigente da associação comercial.
Apesar do varejo ter demonstrado melhoras nas vendas com alta de 3,7% em abril em relação ao mesmo mês do ano passado, para o Dia das Mães, Rinaldo José Traskini acredita que não deve chegar aos 5% no geral. “Devemos ficar nos 3% o que será uma grande conquista”, disse animado, apesar do índice baixo. De acordo com dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) houve alta de 1% nas transações a prazo e de 6,4% na modalidade à vista, no mês de abril, o que deve continuar no crescente para o mês de maio. O levantamento mostra alta média de 1,7% no acumulado entre os quatro primeiros meses deste ano com relação ao mesmo período do ano passado, com queda de 0,2% nas transações a prazo e alta de 3,6% no sistema à vista. O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.
O presidente da ACE de Pompeia acredita que alguns segmentos do comércio venderão mais que outros, o que é considerado normal, diante da sazonalidade. “Acredito que as vendas médias serão entorno de R$ 150,00”, arrisca Rinaldo José Traskini, empresário do ramo automotivo. “O apelo comercial é forte porque a mãe tem um significado muito especial para todos nós e sempre faz com que o filho presenteie”, disse ao acredita em grande movimento entre as lojas da cidade nos dois dias de atendimento especial, seja na sexta-feira a noite ou no sábado até o final do dia.