08/05/2019
Dirigente acredita em crescimento de 2% no varejo
Chikao Nishimura, vice-presidente da ACE de Pompeia, apesar da desconfiança, acredita em crescimento nas vendas
O vice-presidente da diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Chikao Nishimura, acredita que as vendas no varejo em geral neste período do ano devem superar os 2% por causa do Dia das Mães. “O consumidor ainda está cauteloso devido as incertezas políticas e econômicas”, disse o dirigente pompeense com base em estimativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que fez uma pesquisa entre consumidores e comerciantes no maior centro varejista da América Latina. “Essa tendência será em todo o Brasil”, disse ao incluir a cidade de Pompeia neste contexto. “Certamente alguns segmentos serão maiores que outros, mas na média deve seguir essa tendência nacional”, comentou o experiente empresário que gosta de analisar pesquisas, principalmente quanto ao Dia das Mães, considerado o segundo melhor período de vendas do varejo em geral, perdendo apenas para o Natal.
De acordo com Marcel Solimeo, dirigente da associação comercial paulistana, existem razões para ter cautela. “É um ritmo fraco, o mesmo que o comércio tem apresentado em geral”, disse o economista da ACSP. “A base forte do ano passado contribui para o resultado, já que em 2018 as vendas de Dia das Mães se misturaram com aquelas relacionadas à Copa do Mundo (sofás e TVs, por exemplo)”, analisa Marcel Solimeo, que chama a atenção pelo fato deste ano não haver nenhum estímulo para as vendas, somente desconfiança. “O interessante é que vai crescer, e isso é importante”, acrescentou Chikao Nishimura confiante em grande movimentação entre as lojas da cidade, principalmente quanto as campanhas promocionais que a associação comercial pompeense vem realizando. “É preciso ter criatividade nestes momentos em que o consumidor está precavido”, sugeriu o vice-presidente.
Marcel Solimeo explica que a confiança do consumidor em baixa e o pouco crédito à pessoa física são alguns dos obstáculos para o varejo atualmente. “Se as lojas alargarem os prazos de parcelamento e fizerem ofertas atrativas, os consumidores podem gastar um pouco mais nesta que é a data comercial mais importante do primeiro semestre”, finaliza o economista que pede cautela para os lojistas, principalmente quanto as vendas pelo crediário. “Dai a importância de se consultar o SCPC nessas horas, para evitar que a inadimplência estrague as vendas no futuro”, frisou Chikao Nishiura ao apontar uma forma de se evitar vendas prejudiciais. “Quando vende e não recebe, só o lojista perde”, alertou ao lembrar que a inadimplência é uma doença na empresa que só se percebe quando não tem mais como evitar o fechamento.
Para estimular a presença dos consumidores nos principais corredores comerciais da cidade de Pompeia, a associação comercial está realizando uma campanha promocional com sorteio de prêmios, e ainda haverá a tradicional distribuição de flores entre os lojistas e as entidades de saúde como hospitais e asilos. “Vamos ter a flor premiada que é bastante aguardada pela população”, lembrou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da ACE de Pompeia. “Vamos entregar as flores pelas ruas do comércio no sábado pela manhã, dia 11, e serão feitas as entregas também no hospital e asilos”, anunciou ao manter tradição do comércio pompeense, numa parceria com a Unimed de Marília e a Polícia Militar.