03/05/2019
Vendas crescem no mês de abril, e estimula comerciantes
Rinaldo José Traskini e Ailton Figueiredo Lima comentam melhora no comportamento do comércio
Os comerciantes em geral, e principalmente os da cidade de Pompeia, estão animados quanto as vendas no mês de maio, tendo a celebração do Dia das Mães como sendo o segundo melhor período de vendas do ano, e principalmente depois de observar o movimento de vendas do varejo paulistano que cresceu 3,7% em abril em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que mostra alta de 1% nas transações a prazo e de 6,4% na modalidade à vista. “Certamente isso ajudará bastante nas vendas deste mês que prometem ser elevadas, também”, disse o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Rinaldo José Traskini, ao tomar conhecimento da recente pesquisa divulgada pela entidade paulistana que detém o melhor parâmetro de vendas no varejo por ser a maior concentração de lojas da América Latina.
De acordo com Marcel Solimeo, diretor da ACSP, é preciso ficar atento. “O efeito-calendário salvou as vendas em abril, pois este mês apresentou um dia útil a mais - 25 dias - em comparação com o mesmo mês do ano passado, que teve 24”, explica o dirigente paulistano ao sugerir cautela para o varejo em geral, ressaltando ainda, que o comportamento de superação das vendas à vista frente às vendas a prazo é esperado também para as vendas do Dia das Mães. “O comportamento do consumidor tem mudado e a preferência tem sido as vendas a vista de menor valor”, comentou o Ailton Figueiredo de Lima, do Conselho Fiscal da ACE de Pompeia. “Percebe-se que o consumidor não quer contrair dívidas em virtude da insegurança no mercado de trabalho”, opinou o dirigente da associação comercial pompeense.
Na comparação com março de 2019 o movimento das vendas da capital teve recuo médio de 7,1% em abril deste ano, sendo -3,8% nas vendas a prazo e -10,4% à vista. “É uma queda sazonal, portanto não preocupa por se tratar de um comportamento normal, uma vez que abril tende a ser mais curto do que março”, diz Marcel Solimeo, ao arriscar um dos comportamentos previsto pelo consumidor. “A qualidade no atendimento e a facilidade no pagamento são atrativos importantes no comércio em geral”, acrescentou Ailton Figueiredo de Lima ao fazer o alerta aos comerciantes no momento de vender. “Atrair o consumidor para dentro da loja é uma tarefa difícil se não houver produto atrativo, simpatia no atendimento e preços convidativos”, aconselhou o comerciante que espera índices melhores no mês que vem.
O levantamento mostra alta média de 1,7% no acumulado entre os quatro primeiros meses deste ano com relação ao mesmo período do ano passado, com queda de 0,2% nas transações a prazo e alta de 3,6% no sistema à vista. Para o economista da ACSP, o dado de vendas a prazo aponta uma estabilidade nas vendas de móveis e eletrodomésticos. “Isso porque há um ano o comércio estava se preparando para a Copa do Mundo, diferente de 2019, em que não há esse estímulo”. Já quanto a alta das vendas à vista, ele diz que acompanha o crescimento da massa salarial. O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.