05/04/2019
Vendas devem crescer 2% no Brasil, diz dirigente da ACE
Alair Mendes Fragoso, vice presidente da ACE de Pompeia, fala sobre as vendas em Abril e Maio
As vendas no varejo neste período de Páscoa são consideradas sazonais e de pouco impacto no geral, em virtude de que os segmentos supermercadistas e lojas especializadas são as mais procuradas neste período de vendas no mês de abril. Segundo o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Alair Mendes Fragoso, as vendas de Páscoa devem crescer 2% em 2019 no Brasil, baseadas em estudos desenvolvidos pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que detém o maior número de lojas e concentração de consumidores na América Latina. “Isso certamente repercutirá no comércio varejista de Pompeia”, falou o dirigente pompeense que, apesar do índice ser baixo, considera importante para o movimento das lojas.
A projeção da entidade paulistana é de crescimento médio de 2% nas vendas de Páscoa neste ano em relação ao mesmo período de 2018. "É um desempenho moderado, próximo ao da massa salarial e em consonância com a conjuntura econômica brasileira que se apresenta aos consumidores", diz Marcel Solimeo, economista da entidade da capital paulista, que analisa os resultados das pesquisas desenvolvidas pela instituição paulistana. “O aumento pode ser maior para os supermercados, já que a Páscoa é uma das principais datas comerciais para o segmento supermercadista”, disse o economista de varejo. "A comemoração gira em torno de duas vertentes: os chocolates e as refeições”, opinou. “Então é uma data importante para os supermercados, que vendem, além dos ovos de chocolate, produtos como azeite, vinho, bacalhau. Para os outros ramos do varejo, o impacto é menor", comentou o especialista. “Cada segmento do comércio tem o seu período de alta, e na Páscoa, sem dúvida é para este segmento supermercadista que mantém o movimento sempre em alta, em qualquer período do varejo”, falou ao chamar a atenção para os restaurantes, lojas de presentes e até as de chocolates. “A tradição é forte”, disse Alair Mendes Fragoso.
Marcel Solimeo comenta que o começo de 2019 tem sido tímido para o comércio varejista brasileiro como um todo, mas que se espera que o setor se aqueça mais rapidamente ao longo do ano. "Logo depois da Páscoa, as lojas já começam a se preparar para o Dia das Mães, que é a data mais forte do primeiro semestre e a segunda mais importante do ano", lembra o economista. “Neste caso as lojas de presentes e chocolates aproveitam as duas datas: Páscoa e Mães”, ressaltou Alair Mendes Fragoso ao acrescentar as empresas de viagens e de eventos como duas delas que também vivem grande procura nas duas datas seguidamente.
De acordo com o vice-presidente da diretoria da ACE de Pompeia as lojas do comércio de Pompeia devem se preparar para as vendas do Dia das Mães, em maio, utilizando o movimento de abril para preparar a equipe de vendas, principalmente. “A preparação deve ser a médio prazo, e nada melhor do que na prática para exercitar o pessoal”, falou ao lembrar também dos protocolos internos das lojas que devem estar em harmonia com a equipe de trabalho. “Que neste mês de abril as lojas se preparem também internamente, com sistemas de gestão e de vendas, para que as vendas no mês de maio sejam práticas”, comentou o vice-presidente de diretoria. “A associação comercial vai atrair o consumidor para as lojas, enquanto que os lojistas devem usar da criatividade para atrair os consumidores para dentro das lojas”, falou Alair Mendes Fragoso.